quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Relato da Doula - Nascimento Vicenzo!

A Micheli me conheceu quando foi na palestra da loja Eco moda para crianças, onde eu era a palestrante e falava sobre a preparação para o parto. Ela e o marido, Roney, ficaram interessados nessa figura da Doula e descobriram coisas que eles não faziam idéia. Lá mesmo conversamos sobre os médicos a favor do parto natural, os que dizem que são mas não são, as maternidades e rotinas, e eles resolveram mudar várias coisas começando pela troca do obstetra.


Indiquei alguns profissionais, conversamos bastante e acabamos fechando o acompanhamento. O tempo foi passando, nos falávamos com frequência e fizemos nossos encontros. No dia 15 de Dezembro a Michy me ligou com contrações, passei algumas recomendações e disse: ''- Quando achar que precisa de mim, me liga!''
Quando as contrações ficaram bem próximas ( 4 em 4 minutos) eles me ligaram e o Roney disse: ''-Cris, ela quer você!" Estava chovendo muitooooooooooooooooo, era uma manhã quinta-feira, cheguei no apartamento deles e me avisaram que a bolsa havia rompido.

Micheli estava muito tranquila, perguntou se podia tomar um banho antes de ir para maternidade e eu disse que sim, ajudei a arrumar tudo e chamamos o Dr Fernando P. Na maternidade fomos direto para a sala de parto, ele chegou e a examinou, estava com 8 cms, pouco tempo depois já estava com 9 cms e tudo evoluindo bem.

O cansaço começava a atrapalhar, ela já não conseguia mais descansar em qualquer posição, as massagens aliviam a dor mas não tiram o cansaço, a incentivamos a comer e ela teve todo o apoio do marido Roney enquanto relaxava na banheira.


Já no período expulsivo o batimento do Vicenzo foi caindo aos pucos, ela continua tensa e resolveu tomar a analgesia. Após a analgesia ela conseguiu relaxar todo o corpo, inclusive o períneo e Vicenzo nasceu.
Nasceu um pouco cansado, o apgar do primeiro minuto não foi muito bom, mas logo depois melhorou e ele foi para o colo da mamãe.


Ali eles ficaram e logo ele estava mamando, Vicenzo nasceu no dia 15/12 com exatamente 41 semanas, as 14 horas, pesando 3.915 e 54 cms.

Parabéns Michy e Roney,

Parabéns a Família!

Obrigada Dr Fernando P!

Cris Doula!


Um comentário:

  1. Oi Cris! Há bastante tempo sigo seu blog, mas nunca tinha comentado! Acho muito legal e gratificante o seu trabalho, parabéns! Eu sou mãe do Davi, de 9 meses, e tive ele através de uma cesárea eletiva, mas no dia em que ele nasceu, no hospital mesmo, eu entrei em trabalho de parto. A médica disse que eu não tinha passagem... bem, enfim, aquela velha história né? Gosto muito de ler os seus relatos, porque me deixa a sensação de que o parto normal é muito simples (e é né?). Um beijão pra vc e muito sucesso em 2012! Carol.

    ResponderExcluir