domingo, 4 de dezembro de 2011

Parto Domiciliar, Doula e outros!

 É comprovado cientificamente que a presença da Doula realmente ajuda no equilí­brio do TP e hoje existem vários cursos para essa formação. De que ma­neira, o Governo poderia ajudar a população mais carente, uma vez que o traba­lho da Doula é particular?

      As vantagens da presença da doula são conhecidas desde o início da década de 90, através dos trabalhos iniciais de Klaus & Kennell. Posteriormente, uma série de traba­lhos foram realizados para avalizar as vantagens da presença de doulas. Estes estu­dos ocorreram em locais tão diferentes como os Estados Unidos, Guatemala e África do Sul, demonstrando que o suporte que estas mulheres oferecem não diminui com relação às etnias, latitudes, poder econômico e recursos aplicados na medicina. Os go­vernos podem agir de várias formas: estimulando e patrocinando cursos de formação de doulas, organizando-as como categorias profissionais, orientando médicos e enfer­meiras sobre a importância do trabalho delas e estimulando economicamente a sua presença em hospitais do estado. Os congressos de doulas também poderiam receber subsídios governamentais para que mais mulheres interessadas em auxiliar no parto possam trocar informações com profissionais de outras localidades e contextos.

      Ricardo Herbert Jones é Ginecologista, Obstetra e Homeopata. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul é autor do livro "Memórias de um homem de vidro - Reminiscência de um Obstetra Humanista" lançado em 2004 e é indicado para quem busca um parto mais digno. A extensa e sólida carreira do "Dr. Ric" inclui palestras sobre Humanização do Parto já proferidas em todo o Brasil e também no exterior. Participou como "expert" do documentário "Orgasmic Birth", de Debra Pascali-Bonaro em 2008 e recentemente do Documentário "O Renascimento do Parto", escrito e dirigido por Márcio Garcia e que será lançado em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário