sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A falta de apoio e suas consequências!

A gestação é uma fase maravilhosa, descobrimos coisas sobre nosso corpo e sua capacidade que nem desconfiávamos, planejamos e sonhamos com a chegada do bebê. Mas e quando as nossas escolhas são criticadas pelas pessoas que deveriam nos dar apoio? As pessoas que nós precisávamos nos apoiando?
Todos esses sonhos, inclusive o parto, podem virar um pesadelo.

Toda semana recebo por e-mail mulheres que precisam desabafar, e por se sentirem próximas a mim por causa do blog, me procuram para isso. São gestantes, mães solteiras, mulheres lutando para convencer seus parentes sobre um Parto Natural, um Parto Domiciliar, ter uma Doula ou mudar de um médico cesarianista para um médico que apoie suas decisões baseadas em evidências científicas!



Estamos em uma fase onde nosso hormônios estão em mudança constante, ficamos mais sensíveis e precisamos de ajuda para tomar decisões. As consequências da falta de apoio nessas decisões são enormes, elas podem obrigar uma mulher a passar por uma cirurgia desnecessária e indesejada, um bebê prejudicado, um parto traumático, uma amamentação interrompida e sequelas emocionais que duram o tempo de uma vida.

Por isso, se você tem uma pessoa que ama muito que está grávida, dê apoio a ela, ouça seus desejos, e mesmo que você não entenda do assunto, pesquise!
È incrivelmente triste receber e-mails de mulheres que contam como foi ruim e traumático não ter apoio, é triste ver como elas lutam sozinhas pelo o que querem. Não seja egoísta, principalmente se você for o pai do bebê, não adianta apenas colocar lá dentro e insistir para que ela faça logo uma cesárea.

O Parto não é somente sobre fazer bebês, o parto é uma experiência que muda vidas, especialmente a vida da sua companheira e do seu filho. Lembre-se que quem vai passar pelo processo é ela, seja parto natural ou cesárea, quem vai acordar a cada 2-3 horas na madrugada para atender ao bebê é ela, quem vai ter que amamentar e abrir mão de vários desejos é ela. Nada disso é fácil, tenha respeito!

Se você não tem/teve apoio deixe seu comentário, pode ser anônimo!


Cris De Melo

Doula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário