domingo, 30 de outubro de 2011

Presença da Doula beneficia a mãe e o bebê!

Mônica em trabalho de parto na sua casa, com acompanhamento da Doula Cris.
Estudo publicado no material do Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento do Ministério da Saúde em 2001, comprova que a figura da Doula durante o trabalho de parto, diminui consideravelmente possíveis intervenções e fortalece a auto-estima da parturiente. 

Leia trecho:

Recentemente, uma revisão sistemática sobre a prática de um suporte social contínuo, incluindo conselhos e informações, assistência e apoio emocional, durante todo o trabalho de parto, fornecido às mulheres por profissionais de saúde ou pessoas leigas, comparativamente a uma assistência padrão sem estas características, concluiu que este tipo de apoio parece ter vários benefícios para as mães e seus recém-nascidos, sem nenhum efeito danoso. Tal apoio emocional pressupõe, entre ambos envolvidos, a presença, o escutar, o dar segurança e afirmação.
Avaliando 14 ensaios clínicos envolvendo mais de cinco mil mulheres de países tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento, esta intervenção esteve associada à redução da necessidade de medicação para alívio da dor, do parto vaginal operatório, da cesárea e do depressão neonatal, além de uma leve redução na duração do trabalho de parto.
Quando os estudos avaliaram os efeitos desta intervenção sobre a vivência das mulheres quanto ao nascimento, todos os resultados foram favoráveis ao grupo recebendo este apoio contínuo. As pessoas fornecendo este tipo de apoio eram todas mulheres e com experiência, seja porque tinham já dado à luz ou tido treinamento como enfermeiras, obstetrizes, doulas ou educadoras em saúde. Continue lendo.

http://planejandoopartoemcasa.blogspot.com/2011/10/presenca-da-doula-beneficia-mae-e-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário