quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Perda de líquido ou aumento de secreção?

Dúvida muito comum entre as gestantes, principalmente no final da gestação quando existe um aumento de lubrificação vaginal, elas quase sempre acham que estão perdendo líquido, justamente porque a calcinha sempre fica úmida. Mas como diferenciar secreção com líquido amniótico?

É fácil, se achar que está perdendo líquido, coloque um PANO na calcinha, uma fralda de boca do bebê serve. Em primeiro esvazie bem a sua bexiga para que não confunda urina com líquido, depois caminhe por cerca de meia hora, sente-se, levante e depois veja como o pano fica. Se ele estiver muito molhado é um sinal de líquido, cheire, se tiver cheiro de água sanitária ( ki boa) é melhor avisar o médico e/ou ir no pronto socorro dar uma olhada. Se o pano estiver seco, ou apenas úmido, e o bebê estiver se movimentando, relaxe que se provavelmente não é isso. Se você estiver errada, logo o líquido aumenta e você não terá dúvidas.

E se for mesmo líquido amniótico? A conduta a ser seguida muda muito de médico para médico, nos casos das minhas doulandas eu aviso o médico, se for plantonista e ela for streptococos positivo converso com ela para juntas decidirmos qual a melhor opção, e se o líquido for claro e indolor temos ainda outra opção.

Por isso já converse com o seu médico sobre o que você deve fazer se a bolsa romper, ou começar a vazar aos poucos, e saiba que pode demorar BASTANTE para as contrações começarem e que se você for de imediato para o hospital, pode acabar em uma indução e/ou cesárea indesejada.

Ter uma Doula ajuda bastante!

Tópico a pedido da gestante Vivian!

Cris De Melo

Doula!

Um comentário:

  1. Cris, muito obrigada!!Vc me salvou o dia!Ontem eu estava por conta de minhas preocupacoes!Essas dicas vai ajudar muitas marinheiras de primeira viagem, como eu!!Bjao e Deus lhe abencoe!!

    ResponderExcluir