quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A exatamente 1 ano atrás..... Nascia Ian !

A exatamente um ano atrás, eu estava ao lado da Simone, desde o meio-dia acompanhando as contrações, respirando junto e ajudando no que ela precisasse. Foi um dia longo, onde ela precisou de muita concentração e dedicação, e trouxe Ian para o mundo por volta das 22 horas da noite.
Nossa, Simoneee já passou 1 ano, parece que foi tudo mês passado. Parabéns pelo primeiro aninho de vida do seu anjo, te vejo em breve. Amo vcs!

A Simone me contratou com 37 semanas de gestação, já tinha feito curso para gestantes mas sabia da importância da doula no momento do parto! A maternidade escolhida é campeã em cesáreas em Florianópolis, então eu me preocupava se iriam respeitar as vontades dela.

Estava conversando na terça-feira a noite com a Simone pelo msn ( 40 semanas e 6 dias) , quando ela disse que tinha uma dorzinha na bexiga, e a barriga ficava dura.. Pedi para que contasse essa dorzinha 4 vezes, intervalo e duração.

Eu sabia, eram contrações, ela estava no início do trabalho de parto! Ficou eufórica! Recomendei que jantasse e fosse dormir, para estar descansada para a fase ativa! Ela foi, e de madrugada as contrações ficaram mais intensas, mais frequentes... Ela foi lidando!!!

As 8 da manhã de quarta-feira foi consultar com a Dra. Roxana ( que nem era Obstetra dela, mas como a Simone estava achando que tinha perdido liquido, pedi pra Rox encaixa-la na agenda.) Lá foi verificado que ela estava com 3 cms, e descolaram a bolsa!!!!

Aí as contrações ficaram mesmooo intensas, a Simone me ligou as 10:30 pedindo pra ir pra lá!
Me arrumei, deixei Sofia com a titia, e cheguei perto do meio-dia! Já começamos a trabalhar, esquentei a bolsa térmica e amarrei no baixo-ventre, onde doía mais!

Sugeri que ela tentasse almoçar, e ela conseguiu comer uma salada!!! Foram mais umas horinhas, sugeri que entrasse no banho, fomos e lá ficamos por 1 hora e meia, ela amoooooooooou. A cada contração massagem na lombar, pois estava doendo bastante ali!

As contrações ficaram de 3 em 3 minutos, depois de 1 hora e meia assim, nos preparamos, ela tomou um copo de vitamina de morango e fomos para a maternidade!!

Chegando lá, 5 cms de dilatação, bolsa bem protusa, fomos pro cardiotoco por 20 minutos, deitada do lado esquerdo! Coração do bebê excelente!!!!!! Logo no fim do exame, PLOF, bolsa rompeu, líquido claríssimo!!!

Fomos para a sala de parto ( centro cirúrgico) , enquanto eu trocava de roupa chegou o anestesista pra dar analgesia, Simone avisou: NÃO QUERO!!! Logo depois a Tec Enfermagem pra colocar o sorinho, ela disse: NÃO QUERO!!! Cheguei e ela estava mandando, isso aí!!!!!!

Começamos o trabalho, exame de toque e 9 cms de dilatação, mas o bebê ta alto!
Trocou plantão, lá veio a médica achando estranho, DOIS acompanhantes??? Consegui com o outro médico que autorizasse a minha entrada junto do pai!

Isso foi as 19 hrs, as 20 hrs, nada desse centimetro dilatar, a mamãe estava a mais de 1 hora tentando urinar, bexiga muitooo cheia, não conseguia. Médica começou o terrorismo, queria mandar pra cesárea. Sugeri então que passassem uma sonda de alívio!!! Que beleza, Simone sentiu apenas alívio!!!! Nas contrações o bebê foi descendo!!!

Aí, as 21 hrs as contrações foram espaçando, e ficando mais fracas! Simone não conseguia empurrar porque a contração não ajudava! A Médica sugeriu só um pouco de ocitocina pra ajudar, e naquele momento achamos que era mesmo o melhor, pois já tinha se passado a 1 hora que ela deu de LIMITE para nós, e ia mandar Simone pra cesárea!!

Ocitocina e mais trabalho, contrações mais intensas, de repetende, de cócoras no meio de uma contração ela fez força, me abaixei para ver e VI: Ian está coroando finalmente!!!!
Chamei a Dra, arrumamos o campo na escadinha da maca, papai sentou, mamãe sentou na frente, e doula filmando!!!!

E foi quando a mágica aconteceu, Simone estava pronta para empurrar, contração forte e bexiga vazia, na primeira força Ian nasceu pesando 3.650 kgs e 50 cms, com apgar 9/9!!!!!!!!
Foi direto pro colo da mãe!!!!! Simone nem acreditava que tinha conseguido, e além disso, que tínhamos conseguido TEMPO para continuar!!!

Foi tudo muito lindo, conforme ela pediu, NÃO foi realizado epsiotomia de rotina, ela teve laceração pequena e tomou so 5 pontinhos!!!!! Logo depois Ian foi pro colo mamar, ficamos na recuperação 1 hora e fomos para o quarto! Ele dormiu e ela foi direto comer, esperando pra tomar banho! Todos perfeitos e prontos para irem para casa!!! A doula, exausta, após 12 horas de trabalho intenso, mas IMENSAMENTE FELIZ!!!!!!!!!!!!!

Simone e João, MUITO obrigada por terem me escolhido para acompanha-los nesse momento incrível, muito obrigada pela confiança que vocês demonstraram! Que Deus abençoe vocês!!!

Cris De Melo
Uma Doula Ocitocina!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário