quinta-feira, 11 de agosto de 2011

'' Meu médico é muito querido, ele diz que é a favor do parto normal....''

Quantas pessoas acham que estão com médicos que apoiam a escolha pelo parto natural, que é cientificamente comprovado o melhor para mãe e bebê saudáveis. 
Mas na verdade a grande maioria desses profissionais dizem que ''fazem'' parto normal, mas quando a gestação começa a chegar ao fim começam também as famosas frases:

'' - Olha, se não nascer até 40 semanas é muito perigoso esperar, seu bebê pode passar do tempo'', ''É provável que o cordão esteja enrolado, ele pode se enforcar.'' '' Parto normal sem dilatação não dá. E pelo jeito você não vai dilatar pois o colo do seu útero ainda esta fechado.''

Essas são apenas algumas das mais ouvidas pelas gestantes. Por isso a importância de saber se o seu médico é realmente a favor do que você quer, então não tenha medo e pergunte qual a taxa de cesárea dele, quando a cesárea é necessária, quanto tempo ele espera para o parto, 40, 41 ou 42 semanas? Se não nascer, ele induz ou faz cesárea? Ele faz episiotomia ou protege o períneo contra lacerações? Aceita parto na água?
E se a bolsa romper? Apoia a presença da Doula?

Lembrem-se que esse momento é único e não podemos voltar atrás, e por experiência própria eu aprendi que devemos perguntar, assim como escolhemos o pintor da nossa casa, a babá, assim como entrevistamos algum funcionário para nossa empresa, DEVEMOS sim entrevistar o médico que estará presente no NOSSO parto.

'' - Me disseram que o meu médico não é a favor do parto natural, mas ele é meu médico desde a adolescência.'' '' Eu vou fazer o parto com ele, mesmo não sendo muito a favor do parto normal, porque quero fazer tudo pelo convênio.''
Se você já tem uma recomendação ruim do médico, por quê continuar com ele? Você quer um profissional capacitado para acompanhar o seu parto ou um marido? Não importa se o conhece desde a adolescência, você pode parir muito melhor com outro médico ou plantonista que apoie o que você acredita.


Então o meu conselho é que as gestantes procurem indicações de obstetras a favor do parto normal, com mulheres que já tiveram partos naturais, com doulas que conhecem muitooo bem os médicos de cada região e cidade, a internet hoje em dia é excelente para trocas de informações.

O parto é seu, não escolhe o médico por costume ou pena.
Lute e celebre a chegada de uma nova vida!

Cris De Melo

Doula!

6 comentários:

  1. É isso aí! Penso o mesmo e como disse, estava fazendo uma postagem com o mesmo assunto!
    Pra você ver a importância de se falar sobre isso!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não tive alguem pra me dar esse conselho na gravidez :(

    ResponderExcluir
  3. Eu tive e não troquei por falta de coragem! Precisa de tu aqui pertinhoooo!

    ResponderExcluir
  4. E ainda tem gente que recomenda ele como HUMANIZADO, a favor do parto natural. Aff! Eu te avisei que era lobo em pele de cordeiro :(

    ResponderExcluir
  5. Putz... isso aconteceu comigo tambem. Eh fogo mesmo!
    Beijos e otimo texto!
    Dani

    ResponderExcluir