sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Eu tenho medo de esperar e o meu bebê passar da hora!"

È importante comentar que o bebê nao passa da hora, porque ele não vem com uma etiqueta de prazo de validade grudada nele. Uma gestação ''normal'' é quando a mulher completa 40 semanas, sendo que o bebê pode nascer até 15 dias antes ou 15 dias depois. Portanto é muito COMUM que os bebês decidam vir ao mundo após a 40ª semana de vida. Alguns estudos mostram que existem benefícios em induzir o parto com 41 semanas, porém uma gestação saudável pode seguir até 42 semanas, e em raros casos até mais. Inclusive na internet você encontra relatos de partos em inglês onde mulheres pariram seus filhos com 43 e 44 semanas de gestação. O que no Brasil é impossível!

Mas como saber se o bebê está bem? Com 40 semanas geralmente a gestante faz mais um ultrason, mais detalhado para ver o peso estimado do bebê, o fluxo da placenta, a quantidade de líquido amniótico, entre outros. Se tudo estiver normal ela pode seguir com a gestação, mas com um pré-natal adequado. Após as 41 semanas as consultas geralmente são a cada 2/3 dias e com 42 semanas geralmente é realizada a indução.

Lembrando que o pós-datismo ( bebês que passam de 40 semanas) não é indicação de cesárea, se for realmente necessário interromper uma gestação, a preferência deve ser pela indução. Se o colo do útero estiver fechado, grosso, posterior, provavelmente ( espero eu) que o seu médico vai começar com comprimidos chamados de ''misoprostol'' no colo do útero, para que ele afine e fique favorável. Após o amadurecimento do colo entra-se com a ocitocina

 ( se necessário.)

Portanto saibam que vocês tem outras opções além da cesárea, e que o bebê não é bomba relógio que precisa ser desativado do útero quando completa 40 semanas de gestação.

Conselho, perguntem para o médico de vocês qual a conduta dele para uma gestação após 40 semanas, se ele disser que espera no máximo esse prazo ( que geralmente é a sua DPP = Data provável do parto), procure outro médico.

E a todas, respeitem o tempo do bebê, quem for fazer cesárea POR FAVOR esperem pelo menos 39 ou 40 semanas, e melhor ainda, esperem pelo início do trabalho de parto.

Cris De Melo

Doula!

4 comentários:

  1. Muito bom o post adorei, já ouvi algumas histórias de que o bebê passou da hora, tem um cado até que a mãe teve toda a gestação até os nove meses (não sei quantas semanas ao certo) e que ela perdeu o bebê, e segundo o que me disseram, acredito que foi o que o médico disse á ela também: que ela demorou á ir para o hospital pois não sentia dor alguma, passou da hora de o bebê nascer.

    Sempre fiquei muito encucada com essa história mas nunca perguntei á ela porque é um assunto muito delicado, hoje ela já tem dois filhos mas o trauma da primeira gestação ficou até hoje.

    Adoro eseu blog é muito esclarecedor.

    Gde Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bah Cris! Este foi o grande "empecilho", e fui para a cesárea. Minha ex GO NÃO iria me acompanhar se esperasse! Ela não se responsabilizava e dava para ver o pânico nos olhos dela! Com 41 semanas exatas fui para a cesárea. Já minha filha nasceu com 41 semanas e 2 dias, e o médico que me acompanhou no final da gestação, disse que poderíamos ir até as 44 semanas fazendo exames a cada 2 dias. Ótima postagem!

    Ana Luísa!
    Mãe do Bernardo e da Sofia
    Doula e Nutricionista
    http://www.anadoulaenutri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente eu tenho que comentar que alguns casos é pura fatalidade, coisa da natureza, outros é falta de cuidados médicos, falta de exames, do pré-natal adequado. E outros é por falta de INFORMAÇÃO.
    Sabe aquela historinha de que o bebe vai PARAR de mexer quando tiver pra nascer? Isso não existe, se o bebe parar de mexer deve-se sim procurar o médico. Mas muitas mulheres acham normal e quando vão ver já é tarde demais infelizmente. Já acompanhei mais de 35 partos, até hoje nenhum passou do tempo, mas já tivemos aqui no blog um bebe de 40 semanas que parou de mexer, fizemos a cesárea do mesmo dia, ele nasceu super mal. Hoje é saudavel! Mas ele tinha uma infecção no útero que nenhum exame detectou. O que salvou ele foi a própria mãe, que notou a ausencia dos movimentos e me ligou, a partir daí começou uma série de exames para detectar que ele nao estava bem.

    ResponderExcluir
  4. Ah se meu medico fizer isso comigo e nao esperar(hehehehe), acho que processo ele!!Ate pq ja avisei aki em casa que so vou p/a maternidade na hora que eu realmente me sentir segura para parir, claro e obviamente que observando todas as condutas aconselhadas pelo medico quando houver algum tipo de risco e tbm os bons conselhos aki do blog da Cris. O tempo de nascer e do bebe e nao de nossos medicos!!Avisearei a ele que nao vou correr,se tudo estiver de acordo com as normalidades das etapas do trablho de parto, pq nao acho uma boa ideia fikar la internada em hospital, tomando aquele soro na veia, ansiosa e aflita como ja vi muito aki em minha cidade... tudo o que vc sente, vc vai parar no soro e as vezes vc na verdade,vc precisa mais de atencao de todos a sua volta, como uma boa conversa ou de alguem que queira ouvir as ansiedades de uma gestante.Boa sorte a todas nos!!!!

    ResponderExcluir