segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entrevista com Regiane mamãe da Nicole!

Regiane e Nicole, hoje com 5 meses.
Questionário Doula:

1- Por quê você decidiu ter uma Doula? 
Porque fui muito desrespeitada no parto do meu primeiro filho Lucas. Houve muitas intervenções e senti muita dor. Quando engravidei novamente entrava em pânico só de pensar na hora do parto. Como eu tinha que encarar esse medo, decidi que precisava me preparar para o momento e que eu precisava de ajuda. Encontrei isso na Doula. Ela foi tudo que eu precisava: amiga, confidente, psicóloga, psiquiatra, professora...

2- Como descobriu que era uma Doula e como escolheu a sua? 
Eu não tinha noção do que era uma Doula e de que existia esta profissão! Foi buscando informações sobre partos na internet que por acaso achei o blog da Cris. No mesmo momento soube que ela iria me ajudar. Nem procurei outras, foi amor a primeira vista!!!rsrsrsrs

3- Como foi ter uma doula no parto? 
Muito bom, por incrível que pareça fui tranqüila e confiante para a maternidade, pois como eu estava já com quase 42 semanas, iríamos induzir o parto. A Cris me acompanhou desde o primeiro momento. Eu havia me preparado por meses e tinha chegado a hora de colocar tudo em prática. Parecia simples, mas na hora do trabalho de parto eu achei que a presença da Cris foi fundamental para que eu não fugisse do meu objetivo: ter minha filha da maneira mais natural possível. Ela me orientou nas posições mais confortáveis, ensinou meu marido a massagens que diminuíam a dor das contrações e acima de tudo, me passou muita calma, tranqüilidade e carinho. Pude me concentrar só em mim e no meu corpo, porque sabia que ela junto com meu marido iriam me proteger de tudo. Certamente foi fundamental a presença dela.

4- Como foi o trabalho de parto e parto? Se pudesse voltar atrás,faria
algo diferente? ( se foi cesárea, conte sua experiência sobre a cesárea).

Até hoje eu ainda não consegui descrever em palavras todos os sentimentos vividos durante o trabalho de parto e parto. Só posso dizer que foi maravilhoso... Foi um misto de emoções intensas: as contrações ao som de Jack Johnson, carinho do meu marido, cansaço de subir e descer escadas e rampas (rsrsrs), frustração ao saber que tinham usado a banheira preparada pra mim, a indescritível emoção ao conseguir parir a minha filha da maneira como eu queria, a surpresa de ver meu filho Lucas entrando na sala de parto logo após o nascimento da Nicole, ver a carinha dela pela primeira vez e já no momento seguinte ter vontade de passar por aquilo tudo de novo!
Eu não faria nada de diferente e sei que tudo aconteceu como tinha que acontecer!

5- Você acredita que o parto tem alguma relação com a personalidade do bebê? 
Acredito que a personalidade do bebê começa a se formar desde o momento em que foi gerado, dentro do útero materno. Lá ele vivencia todas as emoções da mãe e com o parto não poderia ser diferente. Se ele vem ao mundo sem intervenções, no seu próprio ritmo e tempo, ele terá superado seu primeiro obstáculo na vida sozinho e acredito que isto terá reflexos sim em sua personalidade. Sem falar que, se a mãe está preparada e vive este momento de maneira positiva, da mesma forma trará também benefícios ao seu bebê, mesmo que seja em uma cesárea necessária. O importante, na minha opinião, é a gente amar, dar carinho e fazer o possível para oferecer o melhor ao nosso bebê.

6- No próximo filho, pretende ter parto normal?
Eu e meu marido não pretendemos mais ter filhos, mas se isto um dia acontecesse certamente eu iria optar pelo parto domiciliar na água, que eu acho maravilhoso!

7- O que você gostaria de dizer aos casais a espera de um bebê?
Dicas, conselhos entre outros.

O dom da vida é divino, e se Deus nos deu a oportunidade de vivenciar isso, temos que fazer deste momento o mais lindo de todos. Se informe sobre tudo, leia bastante sobre o assunto antes de decidir qualquer coisa, não acredite em apenas um ponto de vista, assista a muitos vídeos de partos, faça exercícios físicos e cuide do corpo e alimentação (importantíssimo para quem deseja um parto normal!), descansem bastante, façam programas que vocês não poderão fazer enquanto o bebê for pequeno (sair a noite, cinema, etc..) e procurem sempre passar energias positivas para o bebê.

8- Como é a vida após a chegada do bebê? 
Muda tudo! Não dá pra dizer que sempre é um mar de rosas, principalmente no começo até a família e o bebê se adaptar a nova rotina é muito cansativo,mas posso dizer que todo esforço vale a pena quando a gente olha para aquele anjinho dormindo, ou quando ele começa a sorrir pra você... A gente esquece tudo! Penso que o mais importante é a gente não desanimar, ter muitaaaa paciência, não se apavorar (ou pelo menos tentar!) nas crises de cólica, poder contar com o apoio da família e acima de tudo amar muito esse bebê e saber que cada fase é única, por isso aproveitar ao máximo cada uma!
  
9- Você ficou satisfeita com o trabalho da doula e com o parto? 
Sim, fiquei muito satisfeita. Foi determinante a presença da Doula para que tudo fosse perfeito!

10- Deixe um recado: 
Quero dizer a todos que o parto foi a experiência mais linda e emocionante que já vivi em toda a minha vida. Para viver isso tive que vencer meus próprios medos, preconceito de pessoas a favor da cesária eletiva, não foi nada fácil, mas posso dizer que tudo valeu a pena, pois me preparei para viver esse momento e eu sabia exatamente o que me esperava.
Futuras mamães: Não se privem de passar por esta experiência única por ter medo, ou porque a família e outras pessoas acham que você não é capaz.A natureza é divina, Deus te criou para ser capaz de parir seu bebê de maneira natural, acredite no seu corpo!

Cris, novamente tenho a oportunidade de te agradecer por tudo e te desejar somente coisas boas na sua vida. Fico muito feliz ao ver seu trabalho crescendo junto com seu sucesso,e estarei sempre aqui acompanhando tudo e mandando energias positivas pra você que tanto nos ajudou. Você é um anjo na vida dessas mulheres! Parabéns!!

Oi Regi, eu sempre vou lembrar das nossas conversas, de fazer carinho na Nicole dentro da barriga, da noite que dormi na tua casa hahahaha, de acompanhar a sua gestação, estar junto da sua família e presenciar o nascimento da Nicole. Foi uma experiência maravilhosa, e agradeço muito a Deus que ainda somos muito próximas, obrigada pelo apoio, confiança e carinho. Conte sempre comigo!

Cris De Melo
Doula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário