segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quais os tipos de Partos?


Algumas pessoas perguntam quais os tipos que partos que existem, e na verdade existem várias definições.
Falando em via de parto existe via vaginal e via abdominal (cesárea.)Tipos de partos eu divido em 3 tipos, Parto Natural ( sem qualquer intervenção), Parto Normal ( via vaginal com intervenções) e a Cesárea.
Quais são essas intervenções? Ocitocina, episiotomia, fórceps, peridural, indução, etc

O Parto Normal ou Natural pode ser em qualquer posição e local (hospitalar ou domiciliar), na água, de cócoras, deitada, vertical, de quatro, de lado etc.

O Parto humanizado é o parto em que a mulher e o bebê são respeitados, ele pode ser natural ou normal, e até mesmo uma cesárea pode ter uma assistência humanizada. A parturiente tem total liberdade para comer, beber, se movimentar, tomar banhos e fazer decisões sobre quem ela quer que esteja presente no parto e como ela quer que ele aconteça.

E o Parto Ativo? É o parto em que a parturiente é a protagonista, onde ela faz as decisões e não o médico. Resumindo é a mulher quem faz o parto, a equipe apenas auxilia sem intervir no processo natural.

Lembrando que cientificamente falando o Parto natural é sempre o recomendando, mas pode ser preciso que a equipe médica interfira durante o processo para diminuir riscos, e em último caso a cesárea é realizada.

Cris De Melo
Tec. Enfermagem
& Doula!

Um comentário:

  1. Muito bom!!Bem definido!!Cada dia aprendo mais!!!!Bjao, Cris!!

    ResponderExcluir