segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que levar para a mala da maternidade?


Hoje uma Doulanda de 36 semanas me perguntou o que levar para maternidade. Existem muitas listas na internet mas a maioria delas possuem itens totalmente desnecessários e até prejudiciais como a faixa umbilical! Portando eu vou criar uma para vocês, que foi o que eu levei para a maternidade e o que eu vejo que as minhas doulandas usam na mala delas.

Para a Mãe:

- Pijamas e roupa para sair ( lembrando que é bom levar sempre extra caso suje com sangue pós-parto.);
- Produtos de Higiene ( Sabonete, Shampoo, Condicionador, escova de dentes, escova de cabelo, etc);
- Absorvente pós-parto;
- Sutian amamentação, calcinhas confortáveis e altas ( deixam a silhueta mais bonita);
- Absorvente de seios ( eu adoro um que se coloca na geladeira, pergunte na farmácia);
- Sandália ou Chinelo para os pés;
- Meias ( SUPER importante para o trabalho de parto);
- Elástico de cabelo e/ou presilhas; 
- Toalha de banho as maternidades públicas geralmente pedem para levar;

Para o Bebê:
- Fraldas RN e/ou P;
- Bodys ( 4 por dia geralmente 2 dias. Aquele que fecha entre as pernas, PAGÃOZINHO não serve pra nada);
- Calças para o body 4 por dia, geralmente 2 dias;
- Tip Top ( 4 por dia geralmente 2 dias);
- Meias ( mesmo que as calças sejam fechada no pé); 
- Fraldas de boca ( 3 por dia, geralmente 2 dias);
- Lenço umidecido se você não quiser limpar o bebê com água e sabão a cada troca de fraldas;
- Produtos de Higiene variam de maternidade, as particulares geralmente usam os produtos deles, as públicas geralmente pedem para que os pais levem, assim como toalha de banho para o bebê. 
- Álcool 70 % para limpeza do umbigo tem nas maternidades, o uso de pomadas devem ser usadas apenas em caso de assaduras e não para prevenção.
- Escova de cabelos para bebês;
- Touca e luvas se quiser.

Extras:
- Lembrancinhas para dar aos visitantes;
- Enfeite de Porta;
- Aparelho de Som e CDS ( para trabalho de parto;)
- Velas ( para trabalho de parto;)
- Lixa de unha ( para lixar as unhas do bebê;)
- Câmera para fotografar e filmar ( pilhas, carregador, etc)
-Concha de amamentação ( estimula a descida do leite;)

Tem alguma coisa que você usou, achou importante, e não esta na lista? Deixe nos comentários para que eu adicione!

Cris De Melo

Doula!



7 comentários:

  1. Legal Cris! Estes dias mesmo postei algo assim. Muitas dúvidas tive e levei a casa toda! hehe

    ResponderExcluir
  2. Cris, deixa ver se entendi: levar 4 pecinhas de roupa por dia? (4 bodys, 4 Calças). Achei bastante, acho q nem tenho tanto.....rs rs

    ResponderExcluir
  3. Ana, como não tens isso? hahahahaha sua doidinha, ai ai ai se depois do parto eu não tiver roupa pra colocar nesse bebê!!!!! :)
    Qualquer coisa leva 3 de cada, e se precisar alguem leva depois mais. Lembrando que muitos bebes evacuam mais, urinam mais, e a fralda vaza
    ( a Sofia foi uma que fazia isso e ainda vomitava hahahahaha) Beijooooooos

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris,nunca comentei seus texto,mas estou aqui todos os dias lendo e tem me ajudado muuuuuuiiito,
    você não sabe do tamanho da importância em nossas vidas,tive que refazer minhas malas rsrsrs,então estou com 38 semanas,tenho tido bastante contrações,noite retrazada tive muita dor na lombar,que seguia para frente,mas pelo lado direito,mas me espanto por não ter secreção nenhuma,na semana passada eu tinha q andar com forrinho e agora nada,isso quer dizer que vai demorar um pouquinho?,meu prazo de 40 semanas é dia 28,e quero,não abro mão de um parto natural,depois que conheci seu blog então mais ainda,você é especial,quem te deu a vida destruiu a forma e não fez outra igual..

    ResponderExcluir
  5. Oi Debora, muito obrigada pelo carinho. Olha 40 semanas não deveria ser seu prazo, a GRANDE maioria das mulheres passam de 40 semanas. O ideal é aguardar pelo menos até 41 semanas e induzir, e se o médico concorda, esperar até 42 semanas!!!
    Não tem como saber quanto tempo vai demorar, é só aguardar que o corpo tem o tempo dele de agir. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Cris
    Tudo já providenciado..rs
    E quanto a concha que vc falou (que coloca na geladeira), na farmácia tem da marca Mamare ;)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada!!mas sabe como é a ansiedade,eu estou tentando me controlar e não colocar datas,já que quero parto natural,e vou relaxar quero que saia tudo naturalmente sem pressão,mas tem dias que não vejo a hora de parir,fico mais cansada e dormindo mal,então já fico ansiosa,mas vou e já estou relaxando..muito muito obrigada.
    bjs

    ResponderExcluir