domingo, 31 de julho de 2011

Matéria do Globo News sobre Parto X Cesárea!



São nove meses de ansiedade, expectativa e indecisão. Qual parto fazer? No Brasil, 3 milhões de mamães passam por essa dúvida todos os anos. E mais de 45% escolhem a cesariana.

Hoje assisti pela internet a matéria que saiu sobre parto natural e cesárea e achei bem interessante, uma médica muito inteligente falou várias coisas importantes, e o outro falou muitas besteiras. Uma delas foi sobre a Doula, ele comentou que não havia estudos que comprovassem os benefícios da Doula.

No link no facebook uma obstetra famosa no Brasil respondeu: 

" - A Revisão Sistemática da Cochrane, atualizada recentemente em 2011, inclui agora 21 ensaios clínicos randomizados e 15.061 mulheres. Evidenciou-se que o suporte contínuo intraparto reduz a duração do TP e a necessidade de analgesia, reduz anecessidade de parto instrumental e a taxa de cesáreas e se associa a maior satisfação materna e menor risco de Apgar abaixo de 7 no 5o. minuto. Os maiores benefícios são conferidos quando o suporte contínuo é providenciado por uma mulher que não faz parte do staff hospitalar nem da rede social da parturiente (ou seja, a doula)."Melania Amorim Obstetra!

Importante que a médica da matéria também falou que os médicos desaprenderam como se acompanha um parto normal além de desrespeitar a fisiologia humana e intervindo sem necessidade.

Segue o link:


Qualquer dúvida fiquem a vontade.

Cris De Melo
Téc. Enfermagem, Mãe
& Doula!

5 comentários:

  1. Pelo Amor de Deus!!!! Nunca que esse medico acompanharia o meu parto!! Ta loco!! Só falou abobrinha!! Mto triste e revoltante achar esses medicos que dizem fazer partos!!! Quem faz o parto é a mulher!!!

    ResponderExcluir
  2. Outro dia li uma opinião polêmica mas ao meu ver muito interessante sobre cesárea. Tratava-se de uma discussão sobre acompanhante no parto e o médico anestesista comentou que deveria ser PROIBIDO acompanhante na cesáreana. Isto porque ele defendia que isso é uma cirurgia e se isso virasse moda, também teria que ter acompanhante para qualquer outra cirurgia. Sustenta ainda que as mulheres pensariam melhor antes de escolher uma cesarea eletiva, aumentando assim o número de partos normais. Eis a fonte: http://www.artigonal.com/direito-artigos/o-direito-ao-acompanhante-no-parto-716047.html

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta abobrinha q alguns médicos fala...eu fui vítima de um!São várias as providencias pra diminuir o número de cesáreas no Brasil, mas essa história de "mamães q optaram pela cesárea"...uma cirurgia dessas não deveria ser opção e sim apenas indicação em casos q deveriam ser especificados por lei!!! Senão até pelo encravado na virilha vira motivo...rs...pelamor...ao contrário do que muitas mulheres falam pra mim é um absurdo fazer cesárea e não um parto natural!!! bjo Cris!!! Carol

    ResponderExcluir
  4. O que mais me irrita são esses "pré conceitos" feito em relação ao parto normal/natural. Em vários momentos das entrevistas com os médicos ou c grávidas ouvimos as frases feitas e inseridas no imaginário da população como verdade absoluta: "ouvi meu amigo proctologista!", "momento apavorante não só p o bebê", "cordão enrolado no pescoço", "o bebe grande demais", "idade avançada pode ser parto de risco", entre outras...Meu Deus, como pode uma mulher decidir sobre a via de parto sem ter informações REAIS a respeito da mesma? Os médicos induzem suas pacientes a cesárea vendo essa tal "tecnologia", mas e suas consequencias? disso ninguem fala! Medo da dor que pode durar horas mas trazer uma vida. E o medo da dor da recuperação de uma cesárea, disso ninguem sente medo? Sem contar os 1ºs momentos ao lado do seu filhinho, isso ninguem vai te devolver depois. Mulheres pensem bem antes de "optar" por uma cesárea, ela só deve ser usada como ultima opção na hora de salvar vidas!

    ResponderExcluir