sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como saber se o seu corpo está preparado para o parto natural?


Hoje eu li uma ''celebridade'' falando que com 12 semanas está em dúvida sobre como seu filho virá ao mundo, de parto normal ou cesárea. Mas ela acredita que será cesárea pois o corpo dela não está preparado para o parto. COMO ASSIM?

As mulheres nascem prontas para gerar e parir um filho. Claro que uma alimentação saudável e exercícios físicos melhoram a saúde da gestante e evitam problemas comuns da gestação como a diabetes gestacional, mas não é obrigatório que a gestante tenha uma rotina digna de academia, mulheres sedentários estão parindo diariamente.

O parto de cócoras ou na água não tem nada de especial, a gestante não precisa ter feito todos os exercícios e massagens perineais, não precisa ser índia ou lavar roupa na beira do rio! A vagina é feita para abrir e fechar como no ato sexual, e ela tem a elasticidade para abrir ao seu máximo para a passagem do bebê.
Sim, as os exercícios perineais ajudam a evitar lacerações, mas NADA é obrigatório para que a mulher possa parir!!!!

Semana passada uma gestante que vai parir em breve contou várias coisas que o obstetra dela falou que me deixou boquiaberta, coisas do tipo que parto de cócoras é coisa de índia, que o parto na água é um absurdo e que o risco de infecção é muito alto, e que bebês grandes são indicação de cesárea. Ainda bem que ela não vai parir com ele.....

Então mulheres tenham consciência de que vocês podem o que quiserem ( desde que seja saudável, então não beba nem fume), e que o corpo de vocês foi feito para parir! Não deixe que ninguém diga o contrário!
As dicas de como se preparar para o parto ajudam MUITO mas se você não conseguir fazer por falta de tempo, vontade ou outro motivo não tem problema. A Doula ajuda e muito, mas se não tiver doulas na sua cidade não pense que tudo está perdido, tente ir o mais preparada possível para o parto.

Prepare-se emocionalmente, leia bastante, assista vídeos de Partos naturais, e deixe que o seu corpo faça o trabalho.

Cris De Melo
Doula!

6 comentários:

  1. Nossa Cris, deveria ser ao contrário, ter dúvida se o corpo está preparado para uma cesárea, pq isso sim é uma intervenção. Mas pq uma mulher que menstrou, transou, gerou uma criança no ventro, tudo isso naturalmente, não estaria pronto pra parir tbm naturalmente?!

    ResponderExcluir
  2. Aff, esse post fez eu lembrar do meu parto...
    Tentei, e muito ter PN, fiz a maior força e o bebê não saia de jeito nenhum... Isso com 10cm de dilatação.
    Mas tive que ir pra cesárea, não teve jeito de tirar meu menino naturalmente..
    :(
    Por isso digo que não é tão fácil assim como vc diz, ter PN. Eu sofri muito, e acabei tendo que passar por dois partos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Este texto foi o primeiro que li em seu blog e acho que ele me conquistou ...vou ficar por aqui!
    Super abraço

    ResponderExcluir
  4. KKKK!!Nossa, enquanto a celebridade tem duvidas, eu nao tenho nenhuma!!Concordo plenamente com vc, Cris!Nosso corpo desconhece a cesaria!!Ele sabe que na hora de nascer, ele estara se preparando para tal, entao qual a duvida?Eu nao tenho doula, infelizmente, pq em minha cidade nao existe e muitos ate desconhecem o termo!Alias, acho que parto normal, natural e humanizado por aki e bicho de sete cabecas mesmo!!!Todos me questionam:"Nossa vc e corajosa mesmo, hein?Ou dizem:"Ah vc e maluca, doi pra caramba"!!Aff existem muitas outras dores, das quais muitas vezes eu nao posso me livrar!O parto, da e passa e fikam as boas lembrancas!Por isso, meninas, eu acompanho as dicas da Cris, que me tornaram mais forte, informada e convicta do parto certo para meu filho!Grande bjo a todas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu post, me deixou ainda mais motivado a ter o meu parto na água. Moro na Europa e minha parteira sempre fala que acredita que eu não vou conseguir ter o parto na água. Ela me disse que quando eu sentir a dor vou gritar logo e pedir uma epidural...Ela nem me conhece tanto, só tive umas 3 consultas com ela!

    Mas vou persistir no meu desejo, sei que aguento e vou fazer tudo o que puder para ter a minha filha da forma mais natural possível!

    Beijos! Adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  6. Dani o corpo é preparado para o parto, mas nem sempre o bebê vai sair de parto normaal. E muitas vezes não é ''culpa'' do corpo, um bebê numa posição errada, muito grande ( + de 4,5 kgs e nao passa na pelve da mãe), existe desproporção céfalo-pelvica, que é quando a cabeça do bebe é muito grande para a pelve da mãe, e acontece assim, após 10 cms o bebê NÃO nasce. Não que seja seu caso, é um exemplo.

    ResponderExcluir