segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tirando dúvidas das mamães do Baby Center!!

Uma participante do grupo de discussão do BabyCenter entrou em contato comigo sobre as dúvidas das mamães, sugeri então que elas fizessem uma lista e me enviassem, eu responderia e postaria aqui no blog.
Hoje elas enviaram e aqui vai. Espero que essas respostas possam ajudar muitas gestantes!

1) Afinal, a respiração cachorrinho ajuda ou atrapalha durante o trabalho de parto? Já escutei opiniões de diversos profissionais muito divergentes sobre o assunto.
A respiração cachorrinho atrapalha, a respiração curta leva pouco oxigênio para o bebê e muda a acidose no sangue, aumentando a sensação de dor na mãe. O ideal são respirações profundas, inspirando pelo nariz, enchendo o peito de ar e expirando lentamente pela boca.

2) Você indica o chá de folha de framboeseira? A partir de quantas semanas?
Sim, o chá de folha de framboeasa ajuda a preparar o colo do útero, eu recomendo após a 36ª semana de gestação.

3)Eu gostaria de saber quais são as recomendações pós parto para cuidados do perineo, seios, atividades fisicas o que pode e não ser feito, alimentação, etc. 
No pós-parto se houver pontos no períneo é muito importante que a mulher lave e seque levemente a área após urinar ou evacuar. Não pegar muito peso nos primeiros 40 dias também é recomendável. Expor os seios ao sol sempre que a mulher puder é ótimo, ele ajuda a proteger os mamilos contra rachaduras, mas o fundamental é a pega correta do bebê no mamilo. Atividades físicas variam de mulher para mulher, se foi parto normal ou cesárea, e se houveram complicações como hemorragia Eu recomendo que cada mulher fale com o ginecologista para que ele libere. Eu recomendo que a mãe coma tudo que quiser, evite apenas refrigerantes, muitos doces, fumo e álcool. 


4)Quando começa o trabalho de parto se a gente deve ficar de cocoras quando tem contração ou nos intervalos? O q fazer para não ir ao hospital muito cedo, se tem como saber com quanto de dilatação estamos olhando ou mesmo sentindo. 
A mulher deve ficar de cócoras quando sentir vontade, mas ficar de cócoras durante a contração no estágio final do parto ( expulsivo) ajuda o bebê a descer.
O recomendado para quem não tem Doula é que aguarde em casa até que as contrações estejam com um ritmo regular de 3 em 3 minutos por mais de 1 hora. É preciso prestar atenção nos movimentos do bebê, se o bebê está se movimentando normalmente significa que ele está bem. Se ficar muito tempo sem mexer é bom ligar para o obstetra e avisar. A dilatação varia muito de mulher para mulher, o mais importante é prestar atenção nos sinais que o corpo dá, e na intuição de quando a mulher achar que é a hora de ir, esse é o momento certo.

5)Podemos sentir o bebê mexe quando entramos em trabalho de parto...?
Sim, o bebê pode mexer menos mas ele tem que mexer. Essa história de que o bebê para de mexer quando chega a hora é mito. Uma dica é que após a gestante comer, aguardar 30 minutos e contar durante 1 hora quantos movimentos o bebê faz no útero. Menos de 7 movimentos é bom avisar o obstetra.

6) Se nasci de parto cesária, posso ter um parto normal.?
CLARO, parto não é genético nem hereditário. Dilatação também, não é porque a mãe não teve dilatação, que a filha não vai ter. Bom lembrar também que mulheres que tiveram cesárea PODEM ter parto normal também.

7) É necessariamente o tampão tem que sair para o bebê nascer?
Não, o tampão é apenas um dos sinais que o corpo dá de que o parto está próximo, mas o tampão pode sair e a gestante nem perceber. Assim como pode sair e demorar dias ou semanas para o parto acontecer.

8) A dilatação só acontece com contrações?
Sim, é comum que as gestantes no final da gestação apresentem de 1 a 2 cms, o próprio peso do bebê a quantidade de líquido amniótico sob o colo do utero podem causar essa dilatação. Mas o importante é a dilatação durante o trabalho de parto, lembrando que o primeiro bebê geralmente o trabalho de parto é mais longo, e que raramente a gestante dilata 1 cm por hora como muitos médicos falam. Aguardar o trabalho ativo em casa faz com que a parturiente dilate mais rápido do que no hospital.

9) É normal o bebê encaixar e depois sair do encaixador?
É muito raro um bebê desencaixar, mas pode acontecer. Lembrando que a cabeça do bebê encaixa na pelve da mãe.

10) O líquido pode sair aos poucos? Ou qdo estoura sai todo...?
Sim, pode ocorrer um furo na bolsa e o líquido vaza conforme o bebê se movimenta. O líquido amniótico é igual água mas sem cheiro de água sanitária. Também pode acontecer da bolsa estourar e sair bastante líquido, lembrando que o bebê NÃO fica sem líquido, o corpo continua produzindo, portanto não existe parto seco.

11)O sexo ajuda ao Parto Normal?
Sim, o sexo é uma atividade física, além disso durante o sexo a gestante libera hormônios e tem contato com o esperma masculino que contém prostaglandinas que ajuda a amadurecer o colo do útero.

12) Estou de 38 semanas a espera do PN, O que fazer nessa espera, qual  o melhor exercicio para fazer em casa?Ou melhor ficar quietinha...
O ideal é que você se mantenha ativa, caminhadas, hidroginática, usar a bola suíça ( no blog tem vídeos que ensinam os exercícios), tudo isso ajuda. Mas não é obrigatório que a gestante seja uma atleta para ter parto normal, mulheres sedentárias também podem parir.

Espero que eu possa ter ajudado um pouco com as dúvidas de vocês!

Cris De Melo
Téc. Enfermagem, Mãe da Sofia 4 anos
& Doula!

3 comentários:

  1. Cris, sou sua fã! Seu blog é maravilhoso! Obrigada por esclarecer nossas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Esclareceuu muitoo!!!
    Estou de 29 semanas e com muitas duvidas!!!
    Acompanho seu blog sempre!!
    Parabens!! Nunca deixe de postar.. Vc ajuda muitas mulheres!!
    Bjãoo enorme
    Fique com Deuss

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo um alfabeto completo para meu possivel parto, com suas dicas, Cris!!Obrigada!!

    ResponderExcluir