terça-feira, 14 de junho de 2011

O que é Doula? no blog Mãe de guri!

A Cris, e sua filha linda, Sofia.
Meninas, como fui me informar mais sobre doula nas últimas semanas de gravidez, e não conheci nenhuma perto de mim, acabei não tendo o prazer de ter uma doula do nosso lado na hora mais importante da minha vida, que foi o nascimento do Antônio! Hoje eu trouxe uma convidada especial, querida, carinhosa, e linda, a Cristina Melo. Ela é doula, e conta mais sobre o que é ser doula, e como e por que se tornou uma! Espero que gostem!


O que é Doula?

Muitas pessoas desconhecem que elas existem, outras acham que é um luxo, coisa de gente rica que gosta de gastar com tudo. Mas cada vez mais pessoas estão conhecendo os serviços da Doula, a importância, a diferença que ela pode fazer, e que vale cada centavo. ( E olha que o preço não é alto não!).


O momento do parto é um dos mais importantes na vida de um casal, em especial na vida da mulher, e merece ser um momento mágico. Quando nos casamos gastamos muito dinheiro com festa, vestido e lua de mel. Tudo para que seja um dia perfeito, ou o mais próximo disso, um momento para lembrar para sempre.

Por que não gastar um pouco com esse momento? O momento em que o casal dá as boas vindas aquele ser especial, que eles criaram e agora vão trazer ao mundo. E o que melhor do que ter uma pessoa de confiança, com conhecimento, para prepará-los para esse momento, para estar ao lado todo o momento cuidando para que tudo seja aproveitado da melhor maneira.

A segurança que a doula traz não tem preço, a parturiente saber que pode fechar os olhos e partir para partolândia, que tudo vai dar certo. O marido ali ao lado, tranquilo porque sabe que tem alguém cuidando da esposa querida e do filho no ventre, uma pessoa que vai ajudá-lo a participar desse momento e não apenas assistir.

Quantas mulheres achavam que ter um bebê era chegar no hospital e dar a luz, rápido, indolor etc? Ele pode ser assim, mas na grande maioria das vezes o trabalho de parto exige trabalho, precisa de uma paciente ativa, de um ambiente o mais aconchegante possível, e só então a mágica da vida acontece. Quantas mulheres já admitiram que se sentiram sozinhas, incapazes, com medo, e que acabaram em um cesárea indesejada, algumas vezes sem uma real necessidade?

A falta de informação ainda é o maior problema, a falta de apoio, de segurança também.
Se você é gestante pense bem nisso, se a doula mais próxima de você cobrar um valor no momento inacessível converse com ela, tente negociar, raramente uma doula vai negar!
Mas não esqueça de valorizar a profissão dela, o trabalho, as horas fora de casa, o cansaço físico e psicológico, afinal ela estará trabalhando para você e todas as energias dela serão para o seu parto.

Foi por experiência própria que eu decidi me tornar Doula, já havia acompanhado um parto e mães no pós-parto sem nem saber que poderia ser uma profissão, ou que tivesse
um nome, foi puro instinto. Após ter a minha filha em uma cesárea desnecessária eu conheci as doulas e como a presença de uma na minha gestação poderia ter me ajudado,
e com certeza poderia ter sido bem diferente. Hoje eu vivo para ajudar futuras mães e decidirem conscientes pelo tipo de parto, para estarem preparadas fisicamente
e psicologicamente para o momento. Se você esta grávida não deixe de procurar uma perto de você!



Para saber onde tem uma doula mais perto de você, e saber outras informações, clique AQUI!
Para conhecer o blog da Cris, clique AQUI!
E vocês, já conheciam o que é uma doula? Alguém teve a chance de ter uma doula acompanhando nessa hora maravilhosa?
http://maedeguri.blogspot.com

Fonte: 

4 comentários:

  1. Sabe Cris, uma vez ouvi e concordei que existe o parto normal e o natural e que são bem diferentes. A diferença estaria que o natural tem toda aquela espera mesmo, massagens, respiração, pode ser em casa, enfim... O normal, não aprece nada normal, pelo contrário acho que isso é o que assusta as mulheres. Você já escreveu sobre isso? Seria uam boa! beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    adorei estar aqui tb!
    Então flor, a Nine lá do meu blog, quer ir a Floripa parir,fala com ela, se tu estaria disponível para ir a cidade dela, de repente!
    Está lá nos meus comentários!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, parabéns pelo seu trabalho.
    E parabéns pelo blog, já estou seguindo.
    Beijão.
    Dani e Samuel.

    ResponderExcluir
  4. Luciana, sim tem um topico sobre a diferença entre o parto humanizado ( que nem sempre é natural) e o parto "normal" beijos

    ResponderExcluir