segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relato do Parto da Musa!

A Musa me procurou por indicação, ela estava falando como uma amiga sobre doula e essa amiga já tinha ouvido falar de mim e indicou o blog. A Musa me ligou, marcamos um encontro e eles fecharam imediatamente.
Fizemos duas consultas pré-parto, nos falavámos com frequência e estavamos prontas para a chegada do Benny.


A Musa me ligou dia 18 de maio por volta das 23 horas falando que estava com contrações regulares porém distantes, recomendei que fossem dormir. As 4 da manhã as contrações estavam mais próximas de 4 em 4 minutos e segui para a casa da mãe dela. Como eles moram na Caieira ficava longe aguardar lá então ficamos o trabalho de parto ativo na casa da mãe dela.


Cheguei as 5 da manhã, chovia muitoooooooooooooooooooooooooooooooo. As contrações deram uma espaçada, ficamos fazendo exercícios, caminhando e também descansando. Musa tomou café da manhã, e nós comemos muita canjica feita pelo papai Edi. O clima era descontraído e ficamos na sala apoiando a Musa.


Quando o dia amanheceu e a chuva parou fomos para o lado de fora da casa curtir a natureza, a casa localizada no topo de um morro tem uma vista linda, o frio dava ar de sítio, não tinha lugar melhorar para esperar. Por volta das 9 horas ela já começou a sentir as contrações mais fortes, sentia mais peso na pelve, e vontade de agachar. Conversamos e decidimos que era a hora de seguir para o hospital. Ligamos para a maternidade para saber quem era o plantonista, e era uma pessoa que até topava um parto natural.
Mas quando chegamos lá para nossa surpresa era outra plantonista, e essa eu já conhecia. Conversei com eles sobre como era a conduta dela por ex: episio, parto deitada, cesárea, etc.


Pedi que eles decidissem que iriam continuar com a decisão de parir com plantonista ou se queriam chamar outra pessoa. A Musa não se sentiu a vontade com a médica, até porque quando a médica examinou a Musa já estava em plenos 8 cms, o batimento do bebê excelente, mas a médica já começou a dizer que o coração estava muito acelerado, entre outros.


Ligamos para a Dra. Roxana que era a obstetra dela, mas ela estava no HU com uma paciente e só poderia vir após o meio-dia ( eram 10:30 da manhã). Liguei então para o Dr. Fernando Puppin, expliquei a situação e ele disse que fecharia o consultório e chegaria imediatamente.
Ele chegou, examinou e constatou que tudo estava ótimo, estava com quase 9 cms e só precisávamos esperar ele descer mais. Todos sabiam que ele era um bebê grande, e esperávamos que demorasse um pouco para nascer.

Por volta das 13:30 a Roxana assumiu os cuidados porque o Dr. Fernando tinha duas cirurgias agendadas para aquela tarde (Histerectomias no SUS). Musa e Edi adoraram ele, mas sabíam que estavam em excelentes mãos com a Roxana também.


Ela chegou e estava com 9 cms mas a dilatação estava devagar e a Musa cansada, sem dormir a duas noites. Por volta das 16 horas foi colocado ocitocina, as contrações eram curtas demais, e pouco tempo depois ela estava com dilatação total. Em um momento até pediu a Analgesia, mas depois percebeu que conseguia sem qualquer medicação.


Começou a vontade de fazer força, ela foi fazendo conforme o corpo pedia, e tentou todas as posições. A banheira era que um enorme desejo dela, não agradou no final. Mas ela lembrava que eu falava disso, que por mais que a gente queira parir de tal jeito, só vamos saber se é bom mesmo, na hora H.
As 17 horas ele começou a coroar, e ela se sentiu super a vontade de cócoras na cama, com a ajuda da barra. Forças e forças e surgiu Benny, ENORME! Com 4.350 kgs e 50 cms, direto para o colo da mamãe.


O Papai super emocionado, viu tudo ao lado da esposa, Musa nem acreditava que tinha conseguido parir um bebezão assim, e SEM analgesia!!!!! Ela transbordava alegria!!! Eu e Roxana sorríamos felizes, ela tinha conseguido!



Depois de banho tomado ele ficou nos braços do Papai, que filmou tudooooooo!!!!!
Todos cansados, mas extremamente felizes! Nós sabíamos que a Musa conseguiria, nunca duvidamos disso, mas foi um parto trabalhoso, longo e o resultado final foi maravilhoso. Ela recebeu cerca de 3 pontos!!


As 18:30 chegou Dr. Fernando para ver como eles estavam, entreguei Benny a ele, estava ali o menino que nos deu tantoooo trabalho e que demorou tanto pra descer!!! 


Musa feliz com todo o tratamento recebido, não é todo mundo que tem DOIS obstetras maravilhosos ao lado, Doula, marido super ativo e família apoiando! Esse momento foi uma festa!


Agora é só esperar eles irem para casa para marcarmos uma janta ( Né Edi! hehehe) e o Fernando pescar no mar pela primeira vez =P
Musa, muito obrigada por me deixar participar desse momento maravilhoso, foi incrível, você foi muito guerreira e deixou que seu corpo fizesse o que ele sabe fazer! Foi LINDO!
Edi, você é um marido maravilhoso e foi muito importante a sua presença, trouxe muita tranquilade a sua esposa, e ajudou a trazer o Benny de uma maneira tranquila e feliz!
Dra. Roxana, Obrigada por ser maravilhosa como sempre!
Dr. Fernando, Obrigada pela atenção, paciência e carinho com todos. Te recomendo SEMPRE!
Parabéns a Família e Obrigada Dinda do Benny, por me indicar =D


Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula!

6 comentários:

  1. Adoro seu blog e seus relatos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cris Você vai postar o vídeo do parto da musa?
    Adoro seus blog e seus relatos e sempre fico ansiosa quando vai chegado o dia e você não relata o parto nem nada.Parabéns!!
    Beijos!!
    Luísa

    ResponderExcluir
  3. Luisa, quem filmou o parto dela foi o marido, e eu não sei se eles vão divulgar. Se eles decidirem que sim eu postarei. beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris muito obrigada pela atenção!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Cris, porque você não mora na minha cidade? amo seu blog, seu trabalho maravilhoso, me emociono com todas as histórias lindas de parto que você posta no seu blog e te admiro muito, estou com 15 semanas e quero muito um parto normal e tenho medo de não ser bem atendida ou de o médico dar uma desculpa e querer fazer uma cesária sem necessidade não tenho boas experiências com hospitais, andei pesquisando mas acho que não tem nenhuma Doula aqui em Passo Fundo - RS queria taaanto, =/ sou mae de primeira viagem e nunca tive nem irmãos mais novos e nem priminhos e nem subrinhos então sou totalmente sem experiência tento me informar o maximo possível no seu blog e na internet mas fico insegura.... vou te adicionar no msn quem sabe conseguimos conversar uma hora dessas, eu fora a minha mae que teve 4 partos normais só convivo com gente que fez cesária e ficam me botando medo mas eu tenho certeza do que eu quero ao menos que Deus não queira, bom um abração bem grande meu msn é pamiff_@hotmail.com

    ResponderExcluir