quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Novo Bebê!

 Como vocês sabem, eu virei Titia ( e Dindaaa!!!!) a 6 dias, a Ana Clara nasceu prematurinha de 34 semanas. Enfrentamos dificuldades na maternidade, ela ficou em observação na UTI neonatal, e desde a 1ª hora de vida já deram mamadeira e chupeta, coisas que podem atrapalhar a amamentação!


Fiquei muito chateada, como uma maternidade particular pode ir contra o que a Organização Mundial da Saúde recomenda ( amamentação na 1ª hora, evitar uso de mamadeiras ( dar na seringa, copo, colher ou sonda de relactação) e não usar chupetas.


Assim que eu consegui uma folga da correria pra ir lá com calma, eu coloquei ela no peito, e ensinei minha irmã a pega correta.
Ana chorou, brigou com o peito, e eu só dizia: '' Mari, calma, tenha paciência, ela também esta aprendendo.''
Demorou um pouco até que ela estivesse acordada e com fome, e abocanhou o peito como nunca tinha feito antes ( segundo a minha irmã.)


Fui para casa e a minha mãe assumiu o turno noturno, Ana chorou a noite toda de cólica ( como ela tomava NAN as fezes ressecaram e ela sentia dor). No dia seguinte a Pediatra ficou chocada quando chegou e viu ela mamando no peito, minha irmã mostrou o vidrinho de leite materno que tinha tirado, caso ela não conseguisse mamar no seio. A pediatra deu alta na mesma hora!

Elas chegaram em casa, e aqui ACABOU mamadeira e CHUPETA. Quando a Ana Clara pedia leite, ia direto ao peito. Nas primeiras duas vezes ela reclamou, chorou, empurrava o bico, passava a boca procurando a mamadeira que é muito mais fácil de mamar.

Com paciência ela pegou, e novamente mamou como um bebê de 40 semanas! Como a Mari estava muito cansada, eu sugeri levar a Ana para o meu quarto, e levar quando ela acordasse para mamar. Ela concordou porque sentia que precisava de descanso.

Como um reloginho a Ana acordou com um intervalo máximo de 4 horas, eu trocava a fralda e levava pra mamar. Com facilidade ela já sugava e nós riamos ouvindo os goles ! Depois a mamãe voltava a dormir, e a Titia-Dinda-Doula colocava para arrotar e depois no carrinho.

Ela acordou as 2:30, 6:30. 9:30 e repetiamos o mesmo ritual, fralda, peito, arrotar e dormir!
Meio-dia tomou banho ( eu que dei) e só acorda pra mamar!! É um bebê muitooo tranquilo, não usa mais chupeta e evacua com facilidade várias vezes ao dia! Ah e claro, está com leite materno exclusivo!

6 comentários:

  1. Ai Cris o apoio nessas horas é fundamental né!?Acredito que a calma e a paciência junto com o descanso fizeram tua irmã relaxar e passar calma e tranquilidade para a pequena!Parabéns pelo apoio e pela sensibilidade dessas mulheres guerreiras...Que família Linda,a foto(preto e branco) ficou Perfeita!

    Bjusssss,té!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo incentivo dinda. E principalmente parabéns pra Mari pela dedicação e persistência!!! A Aninha com certeza será muito grata!! Quanto a bela maternidade, prefiro não comentar ¬¬ Beijo Beijo AMO todas!

    ResponderExcluir
  3. Ai Cris... que maravilha! Parabens Titia-Dinda-Doula... rsrsrs Tbm tive mil problemas no começo... mas hj, é só peito... mil maravilhas!
    =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela linda Clarinha...
    Graças a Deus no hospital incentivaram a Sara a mamar no peito... meu leite não descia e ela chorava muito e não dormia... pra não dar mamadeira, ele fizeram translactação uma vez, a Sara sugava meu peito (junto com o caninho que tinha "acoplado" nele, saia o leite e ela achava que era meu, né... só assim ela sossegou... ela tem 1 ano e 7 meses e eu ainda amamento (apesar de receber críticas de muitos - até de médico). E chupeta, nem pensar!!! Sou muito feliz por isso!!!!
    Que bom que sua irmã tem todo esse apoio!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  5. ANdréa amamente seu filho até quando VOCE e o seu filho quiserem, a minha mamou até 1 ano e 6 meses, depois ela largou ( e quase me deu uma mastite)
    tem que ser no seu tempo e do bebe.

    ResponderExcluir
  6. adorei o poste, tambem não sou a favor da chpeta e mamadeira so em ultimo caso como tiv dois , meu filho Gabriel, so pode receber meu leite quse 10 dias depois que nasceu so sentia a boca suja rsrrsrrs, não quiz nem sabe de peito até mesmo por tds os problemas dele, mais recebeu leite materno por dois meses, quase fiquei sem mao de tanto ordenhar,ele recebia meu leite com auxiliuo de seringa e luva,minha mas velha so recebeu leite materno por 15 dias, era mt esfomeada e so perdia peso...tadinha virou pele e osso....mais tem uma saude de ferro, mesmo com td isso fico revoltada qd vejo hospitais dando mamadeira e chupeta....LEITE MATERNO JÁ.....feliz dia das maes e parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir