quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como encontrar uma Doula?

Muitas pessoas me deixam recados aqui no blog ou mandam emails dizendo que adoram o blog, e que querem uma doula mas não sabem como encontrar uma  em seus estados. Existe um cadastro nacional com doulas em todo o Brasil www.doulas.com.br/associadas.html , além disso é de extrema importância que os interessados investiguem sobre elas.


Para se tornar Doula no Brasil é muito fácil, o curso é rápido e barato, então qualquer pessoa pode se tornar uma. Mas não é o curso que faz a Doula e sim as experiências tanto profissionais quanto pessoais, a dedicação, as referências, as formações acadêmicas etc


Então se você procura uma, pesquise, mande email para todas as doulas na sua cidade, pesquise valores, REFERÊNCIAS, peça por fotos ou vídeos de partos, peça TELEFONE para contato de pacientes que já tiveram o acompanhamento, pergunte quantos partos ela já acompanhou, com quais médicos ela trabalha ou trabalhou.


Enfim, saiba quem você vai contratar ou que seja voluntária, quem vai te acompanhar nesse momento único. O parto ocorre uma vez só e não podemos mudar nada depois, estar bem acompanhada é fundamental.
Além disso se o seu obstetra é a favor do parto humanizado ele com certeza já trabalhou com alguma doula, peça uma indicação a ele.


Eu estava a procura de uma a pouco tempo, estava planejando uma viagem e a minha irmã precisava que eu a acompanhasse, mas a viagem era bem na data prevista do parto dela. As doulas que eu confio que moram em Florianópolis são : Sueli Melo ( minha mãe, mas que não conseguia acompanhar a filha) ,Gabriela Zanella ( que está de licença maternidade) e Juliana Sell ( que atende pré-parto e pós-parto). Eu estava prestes a trazer uma Doula do Rio Grande do Sul para acompanhar a minha irmã, só não precisou porque ela acabou tendo um parto prematuro.


A Doula é uma amiga na gravidez, parto e pós-parto, escolha bem quem vai entrar na sua casa, na sua vida e no seu parto.


Cris De Melo
Téc. Enfermagem, Mãe
& Doula!

3 comentários:

  1. oh cris gostaria muito de faer o curso,mas so tem em sao paulo e eu moro em fortaleza ceara. vc nao sabe quando vem pra ca?

    ResponderExcluir
  2. Não Cleia, tens que ver com as instituições.

    ResponderExcluir
  3. Cléia, as maternidades publicas do ceara dispõe do curso gratuitamente.

    ResponderExcluir