sexta-feira, 29 de abril de 2011

NASCEU Ana Clara, prematura de 34 semanas, de cesárea!!


Gente, esse é o relato mais difícil de escrever, porque hoje a minha doulanda é uma pessoa muitooo próxima de mim, é a minha IRMÃ! Desde quando a Mari engravidou ela já disse que eu acompanharia o parto dela, e ela queria muito um Parto Natural por conviver tanto com as minhas pacientes e ver como elas amaram parir.


A gravidez começou muito conturbada, ela é mãe solteira ( detalhes no blog dela www.maesolteirasejafeliz.blogspot.com) depois teve vários sangramentos, dores, e ficou muito tempo de repouso ( ela tinha um aborto espontâneo anterior, e tinha muito medo de perder o bebê).


Só lá pelo 5 mês, 20 semanas, que ela conseguiu começar a curtir a gravidez sem preocupações. Sempre cuidando para se alimentar bem, comidas saudáveis, lendo muito, e tentando aprender o máximo para a chegada da Aninha. E CLARO, explorando a Doula ( ela mora comigo) diariamente =)


Estavamos preparando tudo para a chegada da Ana Clara, prevista para o dia 10 de maio, a gestação toda sem nenhuma intercorrência, apenas estava bastante inchada. No dia 27 de abril, ela reclamou de dores, fui verificar a pressão e estava 140x90, pedi que repousasse de lado e meia hora eu verificaria novamente. A pressão ainda alta e muitos desconfortos. Ela ligou para Obstetra que pediu para que fossemos ao consultorio.


Ela examinou, pressão ainda alta, colo fechado, posterior, mas ficou bastante preocupada com a pressão. Receitou corticóide para maturar os pulmões do bebê e exigiu repouso absoluto do lado esquerdo, além de vários exames ( inclusive proteniúria) e um ultrason. Fizemos a medicação e fomos para casa.
Ela fez tudo direitinho, No dia seguinte ultrason, o peso era 2.200 e 44 cms, tudo bem com a Ana!
A pressão da Mariana oscilava muito, chegando a 15x11. Mais repouso, alguns exames ficavam prontos.
A noite ela começou a se sentir pior, verificamos a pressão, ainda alta, e levamos ela para a maternidade. Lá ela foi internada com pressão 170x90, e começou a receber sulfato de magnésio ( a médica do plantão e a do pré-natal desconfiaram de pré-eclâmpsia.


Mesmo com a medicação a pressão não baixava, muito dor de cabeça, formigamento, dor de estômago, vendo ''brilhinhos'', zumbido no ouvido, dor nas costas, etc. A noite toda foi assim ( minha mãe doula ficou com ela no período noturno), de manhã elas me ligaram. A Obstetra me aguardava para fazer a cesárea
 ( minha mãe não consegue acompanhar filha em cirurgia). A minha Querida Roxana mandou uma mensagem perguntando dela, e eu expliquei o que iria acontecer, e ela concordou que precisava nascer!


Fiquei ainda mais tranquila, não podíamos induzir porque o bebê precisava nascer para que a pressão diminuísse, Mariana corria risco de ter uma convulsão a qualquer momento, e com um colo desfavorável como o dela a indução não funcionaria.


Ao 12:40 Ana Clara nasceu, pesando 2.350 kgs e 43 cms, apgar 9/10, super corada, respirando sem dificuldade, chorou pouco, mas o suficiente para mostrar que estava bem. O momento foi lindo!
Como sou uma titia muitoooooooooo babona tirei várias fotos e filmei hehehehe, a Mari infelizmente teve os efeitos colaterais mais comuns da anestesia: coceira no rosto, rosto quente, enjôo, etc.
Tentei aliviar esses problemas o máximo possível, e fiquei todo o momento ao lado dela!


Depois Ana Clara foi para a UTI neonatal ( rotina para observação de bebês prematuros), e Mari foi para a recuperação. Fiquei um pouco com ela, e depois fui ver a Ana, que nasceu com fome e mamava 18 mls de leite artificial ( como ela não podia sair da UTI ainda, e a Mari não podia andar até lá, foi necessário dar o NAN, também porque ela estava com hipoglicemia, comum em prematuros ou bebês com baixo peso.)


Agora ambas passam bem, a Mariana se recupera bem da cirurgia, só que ainda não pode ver a filha, como ela está com uma sonda vesical ( para urina) ela não pode entrar na UTI, e precisa ficar com a sonda até amanhã para controle de diurese por conta da medicação.


A previsão é de que as duas ganhem alta juntas!


Nana, eu te amo, parabéns mamãe!
Pode deixar que eu vou te ajudar a cuidar muitoooooooooooooooo da Aninha =)


Cris De Melo
Mãe da Sofia que completa 4 anos dia 30 de abril =)
E Titia babona da Ana Clara, que mora comigo =) 
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!


4 comentários:

  1. nossa, q agonia hein? mas graças a Deus e a vc está td bem agora.


    saúde p/ 2.


    :)

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS mais uma vez amiga! Saúde para a Ana Clara!! E muito leitinhoooo!

    ResponderExcluir
  3. Que baita susto hein? Mas ainda bem que ela nasceu bem, mesmo prematura. Parabéns pra Mamãe e pra titia babona também!

    ResponderExcluir
  4. aiii to chorando aqui ...Muito feliz por vcs !!!Ela eh lindaaaaa!
    Parabens p mamae , p titia babona e p vovo coruja !!!Adoro vcs !!!
    bjaum

    ResponderExcluir