sábado, 12 de março de 2011

Dilatação: Será que vou ter?


Achei no blog da minha amiga doula Priscilla Rezende um post muito legal falando sobre a dilatação, sobre '' não ter passagem'' e vou copiar aqui para que vocês entendam como o corpo funciona. Muito importante lembrar que toda mulher dilata, mas algumas dilatam muito rápido ( 2, 4 horas) e outras mais lentamente ( 12 horas, 24, 48 horas). 
Lembrando também que o colo do útero dilata mais na fase ativa do trabalho de parto, então quando a mulher interna muito cedo na maternidade, ainda com as primeiras contrações que vem em intervalos de 5 minutos ou mais, elas terão pouca dilatação. Na verdade, elas as vezes nem estão em trabalho de parto, ou estão ainda na fase latente, a mais demorada e menos eficaz.


"Quando a mulher entra em trabalho de parto, esse colo, antes grosso, começa a afinar. Vocês podem ouvir na cena do parto o profissional dizer que o colo está grosso, médio, afinando, etc. Quando o colo termina de afinar, trabalhando em conjunto com as temidas contrações uterinas, ele começa a dilatar, pouco a pouco, em um processo que pode demorar horas...ou dias.A dilatação do colo do útero começa com 1cm e segue se abrindo até completar os 10cm ideais para o bebê poder sair de dentro dele. A dilatação acontece na saída do útero e não na vagina, como muitos acreditam. A vagina é um músculo que contrai e relaxa, ok?


Os profissionais conseguem definir o quanto o útero está dilatado através do exame de toque
obstétrico. Segue abaixo uma imagem que representa o posicionamento dos dedos do profissional durante o exame, que abre os dedos em formato de tesoura.


Estime-se que, em trabalho de parto, a dilatação aumente 1cm por hora. Mas isso não é uma lei, cada parto é um parto e a natureza age se permitirmos. Durante os primeiros centímetros, as contrações têm um intervalo maior, o que permite à mulher suportá-las facilmente. É o momento em que, em uma gestação de baixo risco, a parturiente pode ficar em casa, procurar se distrair e não se focar em cronometrar as contrações. Lembre-se: um trabalho de parto pode durar horas e é cansativo, aproveite esse período para descansar, relaxar.

Infelizmente, no cenário obstétrico atual do Brasil, temos que ter um profissional engajado na busca pela promoção da humanização do parto e nascimento, um profissional que esteja preparado para encorajar a mulher a aguardar pacientemente a dilatação se concluir e, principalmente, a encoraje e a permita trabalhar esse parto, com a ajuda de uma doula e do acompanhante, em um ambiente que não seja aversivo, de modo que o trabalho de parto transcorra de forma respeitosa, sem que sejam necessárias intervenções para acelerar o processo e que, consequentemente, aumentem as chances de a mulher precisar ser submetida à uma cirurgia cesariana.


Portanto, se você está grávida e seu médico só de olhar pra você disse que você não tem passagem, ou se a sua mãe precisou ser submetida à uma cesariana por esse motivo, não precisa se preocupar porque sem dilatação não há trabalho de parto, procure um profissional que tenha experiência e vontade de acompanhar partos naturais e fique tranquila, pois o seu colo irá dilatar na hora certa.

Durante o trabalho de parto, seu bebê estará sendo monitorado e qualquer alteração na frequência cardíaca do feto será identificada pelo profissional responsável, caso você precise ser submetida à uma cesariana para salvar o seu bebê da privação de oxigênio antes que a sua dilatação esteja completa, saiba que a indicação da sua cesariana será bebê apresentando sofrimento fetal e não "falta de dilatação" ou "de passagem".

Precisamos acreditar que todas essas mulheres vítimas do sistema, principalmente as brasileiras, não vieram com defeito de fabricação!!!
Fonte: 

6 comentários:

  1. Cris,que maravilha de Post da Priscila!!!Bem claro e esclarecedor!!Agora,todo o sonho da grávida de primeira viagem é ter essa dilatação rapidinha que foi descrita né!!Rsrsrs.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. A minha segunda paciente do carnaval ,estava com contrações de 15 em 15, depois 10 em 10, ai ficou de 5 em 5 e uma hora depois rompeu a bolsa.
    Já ficou de 3 em 3, 30 minutos depois dilatação total. Então de tempo de parto ATIVO ela teve cerca de 2 horas, e 1 hora e meia de expulsivo.
    Para o primeiro parto é MUITO RAPIDO.

    A que foi induzida, teve no primeiro filho 4 horas de trabalho ativo, e desse que foi INDUÇÂO que geralmente demora, levou só 5 horas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, td bem? Muito interessante este post, pois minha mãe e minha sogra tiveram duas cesareas por não terem dilatação e eu tbm tive uma cesarea por esse motivo, agora estou com 25 semanas de gestação e quero ter o parto normal, sempre leio seu blog, acho que já li todos os relatos de parto e em quase todos me emociono, pena que aqui na minha cidade não existe doula e nem parto humanizado, eu gostaria assim como vc do parto na agua, mas aqui não tem, então pra mim o parto normal já saré uma grande vitoria, pois quando falo que quero o parto normal todos me chamam de LOUCA! Então não tenho apoio algum e já cheguei a sonhar que meu bb nascia em casa só nós dois no banheiro.. imagine.. mas realmente meu maior desejo seria este: um parto natural em casa e na agua.
    Muito Obrigada por tanta informação, vc não imagina como vc esta sendo importante na minha vida, bjssss tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Cris, sou fa do seu blog e do seu trabalho. Acho que ja escrevi em algum post seu, comentando algo sobre mim, mas nao lembro em qual post foi ja que li muitos(quase todos), entao, queria muito que voce ou a autora do post me autorizasse a posta-lo no meu blog tambem. Adorei as informaçoes, e o meu blog é bem pessoal, nada muito publicitario, mas sinceramente, gostaria que as pessoas que me conhecem, compartilhassem dessa informacao atraves do meu blog, ja que eu concordo planamente que o parto normal, mais naturalizado possivel é a melhor opçao na vida de uma mae. Queria tanto que voce morasse pertinho de mim :/ Eu juro que se tivesse condiçoes te mandava a passagem pra vc vir acompanhar meu parto aqui na Italia! Pra vc e pra Sofia que é a coisa maisfofaegostosa desse mundo(vi ela naquela entrevista que vc deu num programa ai da sua cidade, que todas as doulandas e vc estavam com seus respectivos babies. Tem uma hora que focam bem o rostinho da Sofia na camera, gente que rostinho de anjo! Bom, parabens por ser essa big mae e big profissional. Beijos, queijos e muito carino meu e do Luigi(meu bebe que ta com 33 semaninhas aqui dentro de mim.) Qualquer coisinha passa no meu blog www.mamaeaos22.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Milena, pode usar o post sim, é so colocar o link do blog abaixo. Obrigada pelo carinho, bjao

    ResponderExcluir
  6. Brigada Cris, coloquei la, se quiser da uma olhada, http://mamaeaos22.blogspot.com/2011/09/dilatacao-sera-que-vou-ter.html

    Abracos

    ResponderExcluir