terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O segredo da dilatação!


O segredo da dilatação é a contração uterina.
Quando o útero contrai, o colo dilata. Aos poucos.
As contrações são o motor que produz a dilatação..
.

A pressão da cabeça do bebê sobre o colo ajuda a dilatar, mas nada ocorrerá sem as contrações.
É um processo bem lento. Pode levar muito mais que 12 horas, depende de cada mãe e de cada bebê.

A principal dica para que não ocorra a falta de dilatação é - não internar precocemente.

A dilatação não acontece toda no mesmo tempo. Os primeiros centímetros são mais demorados, depois vai mais rápido. Embora algumas mulheres vivenciem as contrações dos primeiros centímetros como dolorosas, geralmente elas são bem toleráveis...

Fique em casa, tome um banho, caminhe, namore.
Quando a gestante chega no hospital, o taxímetro (geralmente) começa a rodar e o stress vai dominando.... Esses primeiros centímetros são bem seguros em uma gestação de baixo risco. É muito raro que algo ocorra com o bebê, não é necessária uma observação dos batimentos do bebê tão rigorosa.

Fique atenta. Se o bb está se movimentando, ele está bem!
Quanto mais avançada a dilatação, maior será a chance do bb nascer "no tempo esperado" e vocÊ conseguir o parto normal.

Dra. Roxana Knobel - Ginecologista e Obstetra
Profª de Medicina na UFSC!

6 comentários:

  1. A minha dilataçao foi "rapida" dos 4 até os 9 cm, levou em torno de 2 a 3h na posiçao de quatro, balançando o quadril. Dos 9 aos 10 cm é q foi um verdadeiro "parto", nao ia de jeito nenhum, demorou acho q quase 2h.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja tive paciente de ficou 4 horas pra dilatar o ultimo cm, dos 9 aos 10. Cada corpo é um corpo, sempre.

    ResponderExcluir
  3. ja estou com mais de 40 semanas e apenas 1cm de dilatação...sera possivel conseguir fazer pn?

    ResponderExcluir
  4. Cris, deixa eu te perguntar uma coisa, tive dois filhos, na minha primeira gestação eu queria muito que fosse normal, mas ja tinha completado 40 semanas e só tive duas contrações, uma 6 hr da manha e outra 5 hrs da tarde, o medico disse q só tinha 2 ou 3 dedos, e que se eu ficasse esperando iria sofrer e o bebe tb, ae fiquei preocupada com o bebe, com medo de que algo acontecesse c ele, e fiz cesária, no segundo filho com 38 semanas e meia minha bolsa estourou e não senti dores..nenhuma contração, será que eu nunca conseguiria ter normal?

    HOJE não tenho planos de filhos...mas será que se eu tentasse esperar mais no primeiro filho teria sido normal?

    bjus e aguardo resposta

    ResponderExcluir
  5. Ai Priscila, infelizmente a tua primeira cesárea foi sem necessidade nenhuma, você não estava em trabalho de parto e pelo jeito não tinha nenhum problema de saúde. Essas duas contrações eram apenas preparatórias, e você ainda tinha 2 semanas para entrar em trabalho de parto. Não tem como prever se o bebê vai aguentar bem o trabalho de parto ou não, o seu médico mentiu, desculpe.
    Na segunda gestação se estava tudo bem, o ideal seria esperar as contrações começarem ( que podem demorar hooooooooooras) e só então se necessário, induzir o parto! Você poderia sim ter parido os seus dois filhos. Lamento!

    ResponderExcluir
  6. eu tenho MTAS duvidas!!! parto normal é muito diferente de parto natural?qual é exatamente a diferença??? e onde encontro uma doula? eu estou esperando o Miguel,estou entrando no sétimo mes de gravidez,minha médica me apoia,pois desde o começo quis parto normal,acho q se n fosse p ser assim,o homem tbm poderia parir de cesaria!!!rsrs eu nunk tinha se qr ouvido falar em doula,ai qeria sabr se plano cobre esse tipo de parto?enfim,como funciona?ahhh e se vc aconselha msmo essa analgesia! bom como vc pode ver,são tantas,TANTAS DUVIDAS CRIS,Q TI PEÇO PELO AMOR DE DEUS Q ENTRE EM CONTATO COMIGO!SOU MÃE DE PRIMEIRISSIMA VIAGEM,MAS QRO TR O MEU FILHO DA MELHOR FORMA POSSIVEL,ACHO Q ESSE É O MEU PRIMEIRO DEVER COMO MÃE!!! sei q esta de ferias,como ja postou isso aqi,mas ainda tnho um tmpo p me informar do assunto, ja q o Miguel esta previsto p março!entao... aguardo anciosa sua resposta assim como tr o meu filho em meus braços!!!!bju

    ResponderExcluir