quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O que é Plano de Parto?


Você se planejou para engravidar, planeja a cada dia os passos do bebê, mas você já fez o seu plano de parto?

"Muitas vezes, quando abordo o planejamento do parto com as pacientes, qual não é minha surpresa notar que preparar um acontecimento tão importante se restrinja a pensar quais itens do enxoval levar para maternidade, os convidados para visita e até o que servir durante as visitas no hotel, digo maternidade", relata o obstetra Alberto Jorge Guimarães.

Abaixo, a coluna do obstetra:

O nascimento de um bebê deve envolver muito mais que meras questões estéticas, como a roupa que o bebê usará primeiro ou a camisola da mãe. Este planejamento deve primeiro envolver as questões ligadas ao bem estar materno e fetal, um parto humano, com respeito à privacidade da parturiente, a presença de um ente querido e uma recepção fraterna no acolhimento do seio materno ao bebê que nasce.

Embora óbvio frequentemente centenas de mulheres são surpreendidas no momento do parto pela presença de observadores curiosos desconhecidos sem qualquer envolvimento com o nascimento. Ou até mesmo uma via de parto indesejada pela mãe. Quando não, encontram na maternidade que haviam escolhido um ambiente frio e desumano, sem atenção e carinho tão essencial a uma mulher parturiente que vivência, muito provavelmente a experiência mais importante da sua vida.

Para que o parto seja este momento mágico que ser quer recordar alegremente a Organização Mundial da Saúde recomenda que haja um planejamento do parto, com um PLANO DE PARTO onde a mulher ou o casal grávido expressem seus sentimentos e expectativas com relação ao nascimento de seu filho, sendo uma oportunidade de pensar e planejar aquele que será provavelmente o momento mais importante da vida.

Este plano de parto deve ser escrito e assinado e ao redigi-lo você terá a oportunidade de refletir sobre como deseja ser assistência durante todo trabalho de parto, os cuidados adotados com o bebê após o nascimento, os procedimentos realizados pela equipe obstétrica sem ter a pretensão de ser um roteiro exato, temos que ter plena consciência de que eventualidades podem ocorrer, e que em muitas situações a equipe precisa agir rapidamente a fim de preservar a integridade física da mãe e do bebê.

Mas que a mãe seja sempre que possível informada e consultada, e possa tomar conhecimento de todos os procedimentos adotados e as razões clínicas para a prática da equipe, favorecendo assim esta relação tão importe que é a da paciente e seu médico.

Um modelo completo de Plano de Parto deve ser apresentado ao obstetra e pediatra, que o casal escolheu para acompanhar o nascimento, de preferência no início do pré-natal, deixando a equipe afinada com os desejos da nova mãe.

Dúvidas - Entre em contato com o obstetra Alberto Jorge Guimarães (CRM 66026) - www.partosemmedo.com.br

Fonte: http://anamariabraga.globo.com/home/canais/canais-saude.php?id_not=3792

Nenhum comentário:

Postar um comentário