quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matéria sobre Parto Natural!



Recebi essa matéria por uma lista que participo, e achei bem legal e importante de trazer ao blog. Só discordei de uma coisa, a opnião da profissional sobre o parto domiciliar. Ela disse que o parto é um processo único mágico, sublime do casal, que estão trazendo esse amor juntos, mas que esse tipo de experiência só pode acontecer em casa, que não tem como transportar esse sentimento para o hospital. Discordo totalmente, o parto hospitalar pode sim ser tão maravilhoso quanto um parto domiciliar, se o casal tiver uma equipe a favor do parto natural, um obstetra que respeite as escolhas da mulher ( existem sim profissionais assim), uma doula, etc.

O sentimento de amor, de alegria, e de realização acontece quando a mulher é respeitada e tem uma boa experiência, independente do local em que o bebê nasce. Algumas mulheres não conseguem se imaginar parindo em outro local além da sua casa, enquanto muitas não conseguem nem imaginar ter um parto que não seja hospitalar.

Isso vai da cabeça de cada uma, a mulher deve parir no local que se sente mais segura, seja em casa ou no hospital, e é fundamental uma equipe realmente a favor do parto natural. Parto em casa sem profissional qualificado, nem pensar!

Cris De Melo
Téc. Enfermagem & Doula!

2 comentários:

  1. Oi Cris, td bem?
    Essa matéria foi feita aki em SJC, onde o sistema obstétrico nunca sequer tenta ou sabe o que significa "parto humanizado", pois até o único hospital do vale do Paraíba que tem o "centro de parto humanizado" ainda entra com inúmeras intervenções durante o tp e no parto. Então, ela falou isso de acordo com a nossa realidade (eu sou da msm equipe delas, sou aprendiz de doula da Flávia. Na reportagem, quem falou foi a Kátia zeny, parteira). Nesse caso, ela reportou a nossa realidade, que não há mesmo qqr possibilidade (pelo menos, a médio ou longo prazo) disso acontecer por aki. aki o respeito que a mulher busca durante o tP só é conseguido msm parindo em casa... em hospital, isso é utopia!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, a matéria foi feita para a cidade, entendo, mas é importante explicar. Porque eu já ouvi pessoas da área ( inclusive na minha cidade) falarem a mesma coisa, e isso não é verdade, acho importante não radicalizar, porque para quem vê a reportagem e não é daí, fica achando que o parto hospitalar não pode ser um parto tranquilo e tão feliz quanto a um domiciliar.
    Eu entendo agora o que quiseram dizer, mas é importante sempre tomar cuidado com as palavras, justamente para não generalizar. Como eu não quero que as pessoas daqui entendem assim, eu já explico.Abraços!

    ResponderExcluir