terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Entrevista com Diovana mamãe do Henrique nascido na água!

Enviei para as minhas pacientes um questionário com 10 perguntas, para que elas contem como foi a experiência, o que é mais difícil e tudo mais que acham que pode ajudar outras gestantes. Espero que gostem, e que isso possa ajudar vocês! Na foto, o lindo e maravilhoso Henrique!

Questionário Doula:

1- Por quê você decidiu ter uma Doula?
No início da minha gestação eu tinha muito medo do parto normal e minha opção era fazer uma cesárea. Com o passar dos meses, fui me informando, adquirindo novos conhecimentos e vi os benefícios do parto normal. Percebi que um parto normal não era um bicho de sete cabeças como eu imaginava. Mas mesmo me informando, perdendo o medo do parto, sabia que no dia D precisaria de apoio. Conversei com meu marido e chegamos conclusão que ter uma pessoa com experiência e mais conhecimento do que nós ao nosso lado facilitaria muito todo o processo e nós dois poderíamos curtir toda a intensidade do momento sem maiores preocupações.

A doula é a pessoa indicada para este momento.

2- Como descobriu que era uma doula e como escolheu a sua?
Assim que eu soube que estava grávida procurei me informar ao máximo sobre tudo relacionado à gestação. Entrei em várias comunidades no Orkut, onde tive o conhecimento do que era uma doula. Entrei no site Doulas do Brasil e enviei um e-mail de contato para todas as doulas cadastradas de Florianópolis e a primeira que me respondeu foi a Cris. Na hora senti que era ela, como amor a primeira vista (risos).

3- Como foi ter uma doula no parto?
Foi incrível, me senti totalmente amparada e segura para concretizar o meu sonho de ter meu filho num parto natural na água. Quando cheguei na maternidade, com quase 8 cm de dilatação, entrei em pânico com a dor, graças ao apoio da minha doula, encontrei novamente a minha força e concentração para continuar o TP. Com a doula do meu lado, me senti como se não precisasse me preocupar com mais nada, que o que eu precisava no momento era somente me concentrar em ganhar meu filho.


4- Como foi o trabalho de parto e parto? Se pudessem voltar atrás, fariam algo diferente?
Meu trabalho de parto foi maravilhoso! Comecei a sentir as dores as 5:30 da manhã e logo entrei em contato com minha doula. As 7 da manhã a doula já estava na minha casa me dando todo o suporte que necessitava para atingir a dilatação com menos dor possível. Recebi muita massagem, demos muitas risadas e o principal, recebi muuuuito carinho! Tudo isso me fez passar por um TP de apenas 6 hrs. Ganhei meu filhotinho as 11:50 da manhã. Faria tudo igual!

5- Você acredita que o parto tem alguma relação com a personalidade do bebê?
Meu filho ainda está desenvolvendo sua personalidade, porém continuo acreditando que o parto influencia sim, na personalidade do bebe.

6- No próximo filho, pretende ter outro parto normal? ( ou cesárea).
Sim! Quero batalhar para ter meu Parto Domiciliar.

7- O que você gostaria de dizer aos casais a espera de um bebê? Dicas, conselhos entre outros.
Ter um filho é a melhor sensação! Não existem palavras para descrever o que é ser mãe e pai. É uma vida que depende de você, é uma continuação sua misturada com outra pessoa, formando um novo ser. Mesmo que a gravidez não tenha sido planejada, dediquem-se, informem-se, tenham conhecimento e procurem as respostas para as coisas que não conseguem entender, esclareçam todas as suas dúvidas. E o principal, tenham uma doula para acompanhar o trabalho de parto e parto! Com certeza ela irá ajudar muito!

8- Como é a vida após a chegada do bebê?
É tudo novo! É um mundo de muitas descobertas. São momentos de muita alegria e muito medo. Alegria em ver como é lindo uma vida se desenvolver, descobrir o mundo.O medo é o de errar.

9- Você ficou satisfeita com o trabalho da doula e com o parto?
Sim, plenamente satisfeita! Sem palavras para descrever como tudo foi perfeito.

10- Deixe um recado:

Cris, te conhecer foi um marco em minha vida. Você sempre fará parte dela. Como já te falei, além de amiga, você passou a ser minha irmã. Somente um irmão tem o carinho, dedicação e amor que você dá para as suas doulandas. Para fazer esse trabalho que você faz tem que ter o dom, e Deus com certeza te deu esse dom maravilhoso. Somente pessoas especiais são capazes de recebê-lo. Muito obrigada por tudo, por ter sido a primeira doula a responder o meu e-mail (risos). Tenho certeza que sem você eu não teria conseguido realizar o meu sonho de fazer um parto natural na água. E te prepara, que em dois anos vamos ter um novo parto para fazer! Um beijo minha linda.

Ps: Dio, muito obrigada por tudoooooooooooooooo, conhecer você e te ver sempre durante a gestação, acompanhar a barriga crescendo e o Henrique dentro, acompanhar teu TP hiper tranquilo, o teu parto maravilhoso, tudo tudo!!!!

Eu não acredito em coencidências e sei que era pra ser, precisámos nos encontrar e agora temos um laço tão especial, você é uma grande amiga, e excelente conselheira sobre relacionamentos huashuauhsuhauhsa. Obrigada por todo carinho, meu amor rsrsrsrsrs!
Agradeço também ao Fábio, tão companheiro, te ajudou tanto, apoiou meu trabalho contigo, e foi tão forte e corajoso. Vocês são uma família linda, me chama pro próximo sim. Oba, parto domiciliar? Ameiiiiiiii =)

Cris De Melo
Doula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário