terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

E se a bolsa romper?


Uma amiga gestante perguntou sobre isso, e se a bolsa romper antes do trabalho de parto começar? Isso deve ser discutito com o obstetra de cada paciente, pois cada um tem uma opnião, mas eu pesquisei opnião de médicos que conheço e confio.

Quando a bolsa rompe, acho que a gestante deve ser examinada, o que pode ser feito em casa ou no hospital, mas é importante confirmar se houve ou não ruptura prematura das membranas, avaliar o aspecto do líquido, pesquisar sinais de infecção. Esse exame pode ser realizado pela parteira ou pelo médico obstetra, mas SEM TOQUE VAGINAL.

Se for para aguardar o início do trabalho de parto, não vejo contra-indicação para aguardar em casa... até porque ela pode ter planejado um parto domiciliar, não?

Importante rastrear infecção, então em ruptura prolongada de membranas vale a pena fazer leucograma. Não se recomendam TOQUES nem se manter relações sexuais nesses casos, para minimizar o risco de infecção. O risco de infecção é tanto maior quanto maior o intervalo entre o primeiro toque e o parto, e quanto maior o número de toques.

O tempo de espera em casos de ruptura prematura das membranas é variável de acordo com o protocolo de cada serviço, na maioria dos países à exceção do Brasil, aguarda-se entre 24 a 72 horas. A revisão sistemática da Cochrane sugere que a indução leva a menor risco de infecção materna do que a conduta expectante, mas os desfechos perinatais são semelhantes. A conduta deve, portanto, ser individualizada.

Sem bolsa rota: muitas vezes as gestantes confundem os pródromos com trabalho de parto e vão correndo para o hospital, o que pode levar a internações precoces e uma cascata de intervenções para "acelerar" desnecessariamente o trabalho de parto.

Então, se a opção for por um parto hospitalar, o ideal é esperar que as contrações estejam fortes, ritmadas, a cada três ou quatro minutos, exceto se antes disso a dor for muito intensa, insuportável. Mas eu recomendaria esperar com uma doula para dar suporte contínuo e precoce.


Importante lembrar que isso vale APENAS para paciente com streptococo tipo B negativo, se o resultado for positivo é preciso fazer o antibiótico, aguardar 4 horas e fazer a segunda dose.

Dra. Melania Amorim
Ginecologista e Obstetra

Foto: Mostra uma bolsa intacta durante o nascimento, é possível que o bebê nasça sem que a bolsa rompe, nascendo dentro da mesma. É raro, e lindo.

4 comentários:

  1. Oi Cris!!Então por coincidência,conversando com meu marido hoje,ele me perguntou justamente sobre isso:O que fazer se a bolsa romper antes do TP?Como moramos longe do Hospital,ele têm essa preocupação,expliquei o que sabia,mas agora vou chamá-lo para lermos juntos o Post!Há hoje tive minha consulta com o Médico Humanizado cancelada,sabe Porquê??Três de suas pacientes entraram em trabalho de parto e por coincidência as três no mesmo dia!!Foi uma correria só!Por mais anciosa que eu esteje para conhecê-lo não me importei...isso mostra que realmente ele ama o que faz e acompanha suas pacientes com carinho e muita dedicação!!!Conseguí um encaixe com ele para semana que vêm,consultas com novas pacientes só pra daqui 3 MESES!!!!O Cara é bom mesmo!Pena ter tão poucos médicos Humanistas ainda no Brasil,né!Bjussssss,té!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!Sou eu a Louca de Guaratuba Pr,lembra??Rsrsrsrs,Aquela que já passou por 4 Obstetras,que começou o pré-natal em Curitiba,mudou para Joinville,que acabou encontrando um médico mais favorável ao Parto Normal...mas cheio de intervenções??Mandei um email pra Vc contando,lembra?Então finalmente conseguí um Médico QUE FAZ SOMENTE PARTO HUMANIZADO,ele é de Curitiba,procuradíssimo,(Dr.Carlos Miner Navarro)e decidimos encarar a distância,a serra, o frio,rsrsr,(meu bebê é pra começinho de Julho,rsrsr)tudo isso na certeza de ter meu Parto Mais Humanizado!Mas as consultas são assim quando dá!rsrsrr,como comentei aí em cima,com ele têm que ser bem flexível pois como praticamente ele só faz Partos Normais/Naturais,pode ser que na hora da consulta ele tenha que cancelar para atender as pacientes!Mas estamos felizes!Agora sim no caminho certo!Dia 22/02 tenho consulta com ele(isso se ninguém resolver parir né,rsrrsr) e daí quero ver a indicação da Doula,sei que ele trabalha,com 2 ou 3,para nos conhecermos e começarmos o acompanhamento!Então é isso,qualquer novidade te conto!rsrsr.
    Bjusssss,té!

    ResponderExcluir
  3. Excelente obstetra, ja ouvi falar MUITO bem dele, vai fundoooooooooooooooooooo.
    Doulas aí: www.doulas.com.br/associadas.html

    ResponderExcluir