terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A Doula no pré-parto e pós-parto!


Eu falo bastante sobre o papel da Doula no parto, e tudo que podemos fazer para tornar esse momento o mais mágico, tranquilo e feliz possível, levando em conta todos os imprevistos que podem surgir. Mas é importante relembrar o papel da doula também antes e depois do nascimento do bebê.

Acompanhamento pré-parto ( 2 a 3 consultas):
- Nessas consultas discutimos tudo que o casal planeja para o parto ( o plano de parto),
as escolhas como: analgesia, posição do parto, amamentar na 1ª hora, alimentação, papai cortar o cordão, etc. Através dessas consultas a doula passa a conhecer a gestante de uma maneira que nenhum médico vai conhecer, pois a gestante cria intimidade para falar sobre todos os desejos e medos, e tira todas as dúvidas.

- São nessas consultas que assistimos a vídeos de parto ( como o Orgasmic Birth), ensino como usar a bola suíça em casa e no trabalho de parto, posições para o trabalho e para o parto, como o trabalho de parto acontece e suas fases, como o acompanhante ( pai ou familiar) pode ajudar o que o deve evitar fazer para não distrair a parturiente.

- Conversamos sobre as rotinas das maternidades, sobre a importância de ter um médico a favor do parto normal, os benefícios de esperar as contrações se intensificarem em casa, sobre procedimentos muitas vezes desnecessários como: ocitocina, cesárea, etc. Essas consultas preparam o casal para o parto, fisicamente e psicologicamente. É sempre importante lembrar que trabalho de parto È trabalho, e vale muitoooooo a pena!

- Também discutimos os cuidados com o bebê nos primeiros dias, amamentação, sono, troca de fralda, banho de balde, etc.

Acompanhamento pós-parto ( 1 a 2 consultas);
- Apesar de serem poucas elas são de grande importância, a primeira acontece geralmente após a alta, na maternidade as novas mamães contam com o sistema de apoio da maternidade, mas em casa a realidade é outra. Elas estão sozinhas, aprendendo a conhecer o bebê. Muitas se sentem incapazes, choram, e precisam apenas de um ombro amigo, uma pessoa que não é um familiar, para desabafar. A doula é essa pessoa. Algumas tem problemas com a pega correta, se o leite é suficiente, se é normal o bebê querer mamar tanto, querer tanto colo, etc. Essa consulta é para resolver os principais problemas, que podem ocorrer.

- Se a mãe ou a doula sentir necessidade, nós marcamos mais uma visita, para saber se todos os conselhos ajudaram, e se as técnicas ensinadas ajudaram. Se duas consultas não forem o suficiente para resolver problemas, a doula e mãe podem combinar outras consultas.

- Lembrando que muitas mães não tem dificuldades no pós-parto, mas todas elas adoraaammm rever a doula e eu amo rever todas e seus filhotinhos.

- Informação é tudo, mamães a gestação dura 9 meses justamente para que vocês possam se preparar para essa vida nova, tudo muda, é um novo ser, é preciso reajustar a rotina, conhecer o bebê cada dia, e se dedicar 100%. Estejam preparadas, leiam, aprendam, tem tanta informação útil na internet hoje em dia, tantas pessoas dispostas a ajudar, preparem-se!!!!!
Uma boa hora a todas!!!

Na foto: Eu e a minha doulinha, visitando a minha querida amiga Diovana, seu marido Fábio e o doce príncipe Henrique!!!!

Cris De Melo
Doula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário