domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dicas sobre amamentação 2ª parte!

Na foto: Christina Aguilera que amamentou Max também. Acho interessante mostrar que amamentação não é coisa de pobre, não é feio e não faz o seio cair. O que faz os seios caírem é o aumento de peso na gestação. Nos EUA não é comum amamentar, a maioria dos bebês já saem da maternidade com mamadeira na boca. E estudos mostram que cerca de 900 bebês por ano poderiam ser salvos se fossem amamentandos exclusivamente.

Como amamentar?

Ao dar de mamar, a mãe deve estar calma e não apressar o bebê.

- Quando o peito estiver muito cheio, antes de amamentar, a mãe deve fazer uma ordenha manual para amaciar a aréola. Com os dedos indicador e polegar, ela deve espremer as regiões acima e abaixo do limite da aréola para retirar algumas gotas de leite e amaciar o bico.

-Encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça e pegar o peito ( reflexo de busca). Ele sozinho sabe como fazer isto.
-Levar o bebê ao peito e não o peito ao bebê. Segurar o peito com o polegar da mãe acima da aréola e o indicador e a palma da mão abaixo. Isto facilita a “pega” adequada.

- O bebê abocanhando a maior parte da aréola suga mais leite e evita rachaduras.

-A mãe deve ouvir o ritmo cadenciado de sucção, deglutição e pausa.

Como saber que a “pega” está adequada?

- Boca bem aberta;
- Lábios virados para fora;
- Queixo tocando o peito da mãe;
- Aréola mais visível na parte superior que na inferior;
- Bochecha redonda (“cheia”);
- A língua do bebê deve envolver o bico do peito.

Quando oferecer o peito?

- Oferecer o peito logo após o nascimento, ainda na sala de parto, quer seja parto normal ou cesária Porque estimula a produção e descida do leite.
- Oferecer o peito sempre que o bebê quiser, de dia ou de noite, sob livre demanda. Porque quanto mais o bebê mamar, mais leite o peito produz.
- Oferecer um peito a até o bebê soltar e depois oferecer o outro. Não interromper a mamada, porque é importante dar de mamar até o final da mamada, que é mais risco em gurduras.
O leite do início “mata” a sede e protege o bebê, o do final “engorda”.
- Na próxima mamada, começar com o peito que o bebê sugou por último na mamada anterior, ou no que não mamou. Porque é importante retirar a maior quantidade possível de leite para
estimular sua produção.

Como terminar a mamada?

-
Geralmente, o bebê solta sozinho o peito.
- Se for preciso interromper a mamada, a mãe deve colocar a ponta do dedinho no canto da boca do bebê para que ele solte o peito sem machucar.
- Para o bebê arrotar, a mãe, o pai ou outro familiar deve levantá-lo e apoiar a cabeça no seu ombro e fazer uma leve massagem nas costas. É importante a participação da família neste momento.
- Outra posição para arrotar é colocar o bebê sentado no colo da mãe, inclinando-o para frente, apoiado com o braço da mãe, voltado para frente com as pernas flexionadas.
O peito não precisa de limpeza antes ou após as mamadas. O banho diário é o suficiente.

Vídeo informativo:

Cris De Melo
Doula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário