terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ter Doula ou não ter, Eis a questão!!

Muitas mulheres nem sabem o significado e muito menos a existência de doulas, e quando ficam sabendo muitas vezes já é tarde demais. O parto já aconteceu, muitas vezes bem sucedido, algumas vezes resultou em cesárea e outras partos com desfechos não tão agradáveis.

Outras mulheres sabem da existência dessa profissional, mas acabam pensando que é uma coisa supérflua, sem necessidade, que o marido ou outro acompanhante pode fazer as mesmas coisas que uma doula, e que é um gasto desnecessário.

Então, durante o trabalho de parto, as vezes com um plantonista, a mulher se encontra sozinha. A sala está cheia de pessoas mas ninguém focado apenas nela, ela não sabe o que fazer, o que pode fazer para diminuir a dor, não sabe se o que sente é normal ou não. O acompanhante está apavorado, também quer mas não sabe como ajudar.

Será que vale a pena ficar desamparada durante o momento mais especial da vida da mulher?
Não estou dizendo que todas as mulheres passam por isso, algumas lidam super bem e sozinhas o trabalho de parto e parto, mas essas são exceções. A doula também não substitui o acompanhante, ela é uma peça a mais, uma pessoa que sabe técnicas, exercícios, que conhece o processo fisiológico do parto. Quanto antes você encontrar a sua melhor, mas se já estiver com mais de 38 semanas não se preocupe, ainda dá tempo. E já aconteceu inclusive comigo, de ser chamada apenas na hora H, quando o parto acontece antes de chegar a conhecer a paciente pessoalmente, então procure uma e já anote telefones para contato.

Conversando com uma amiga virtual grávida de 34 semanas, que mora bem longe de mim, eu perguntei se ela já tinha procurado por uma doula. Ela disse que até entrou em contato e que a doula cobrava mais ou menos 600 reais, mas que ela não ia contratá-la porque a médica não trabalha com doula.

Quando ela disse isso eu já tremi, mas pera aí, se a médica que diz que é a favor do parto normal, como assim não gosta de doula? Alguma coisa está errada. Mas tudo bem, a médica não gosta, mas também não proibe. Recomendei que ela pensasse novamente, ela já tem um parto normal anterior, que foi um parto super fácil, mas nem sempre o segundo parto é mais rápido, mais fácil, e se as coisas forem diferentes? Será que ela não vai se arrepender depois?

A questão financeira, muitas doulas parcelam o valor que cobram justamente para facilitar o pagamento, se formos colocar na ponta do lápis gastamos com outras coisas desnecessárias enquanto poderíamos investir em uma Doula, que vai auxiliar no pré-parto, parto e pós-parto.

Alguns obstetras só acompanham partos com doulas, pois eles sabem da necessidade da parturiente ter alguém ajudando 24 hrs durante todo o processo, alguém que vai cuidar dela como um todo, principalmente o lado emocional e psicológico que é tão importante no parto.

Se você estiver grávida, não deixe de ter uma doula, com certeza você não vai se arrepender.
www.doulas.com.br/associadas.html
Marque um encontro com a doula, pergunte o que ela pode oferecer, como ela trabalha, o valor e formas de pagamento, e aproveite. Depois do nascimento, é tarde demais.

Tópicos sobre o asssunto no blog:
http://crisdoula.blogspot.com/2010/11/vale-pena-contratar-uma-doula.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/05/quanto-custa-uma-doula.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/12/escolha-pela-doula.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/06/doulas-anjos-da-guarda-das-maes-na-hora.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/03/o-que-e-doula.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/04/ministerio-da-saude-adverte-doula-faz.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/05/evidencias-sobre-o-apoio-durante-o.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/05/cesarea-doula-perde-funcao.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/07/acompanhantes-no-parto-como-escolher.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/08/sobre-doulas-no-mais-voce.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/08/doula-x-medico.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/09/mitos-sobre-as-doulas.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/09/doula-querida.html
http://crisdoula.blogspot.com/2010/10/adoraveis-doulas-paz-tranquilidade-e.html


Cris De Melo
Téc. Enfermagem & Doula
Que não abre mão de ter uma doula
no próximo parto! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário