terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Relato da cesárea da Ana!


A Ana era uma gestante que eu conheci pelo Orkut em julho/2010, ela estava esperando o primeiro filho, estava super ansiosa, tinha um marido super carinhoso e atencioso ao lado apoiando, e queria muito ter uma doula. Porém a maternidade era pública, e NENHUMA maternidade pública de Florianópolis permite a presença da Doula e do marido ao mesmo tempo, apenas um acompanhante. Ela ficou triste, eu mesmo assim liguei para Carmela Dutra, conversei com a enfermeira chefe, e tudo o que eu podia fazer para tentar entrar no dia.

Infelizmente mesmo assim não foi possível, fizemos uma consulta e eu ensinei a ela e ao marido tudo que eles podiam usar naquele momento, e meio que ensinei o papai a doular rsrsrssr
Era a única coisa que eu podia fazer. Além da consulta sempre ficávamos conversando pelo msn, telefone para tentar sempre incentivar ela a se manter ativa, que mesmo que fosse para indução, nada daquilo seria em vão.

No dia que o médico tinha dito para voltar ao hospital eles foram e começaram a indução, cerca de 10 horas depois o Pedro ( marido ) ligou pedindo que eu o substitui-se, e saí correndo de uma festa com amigos e segui para Carmela. Infelizmente os meus 10 minutos foram longos o suficiente para a equipe mandar a Ana para cirurgia. Quando cheguei lá o segurança não queria nem me deixar entrar na maternidade pois não era hora de visitas, mas insisti e fui dar um Oi.
Na sala de parto consegui falar com o Pedro, queria muito dar um abraço na Ana mas não conseguia vê-la. Fiquei lá fora, torcendo! Quando ela ganhou alta fui visitá-la e conhecer o Enzo, lindo e gordinho. Ana enfrentou sérios problemas com amamentação, já que na maternidade mesmo já foi dado o NAN.

Ela conta direitinho como foi:
"MINHA ANSIEDADE SE INTENSIFICOU QUANDO O PRAZO FOI CHEGANDO AO FIM.CONHECI A CRIS POR ORKUT,MAS JÁ CONHECIA O TRABALHO DE DOULA.COMO NÃO APRESENTAVA SINAIS DE QUE A HORA ESTAVA CHEGANDO,RESOLVI CONTRATAR OS SERVIÇOS DA DOULA.
AGENDEI MINHA 1° CONSULTA PARA 19/07/2010,SENDO QUE COMPLETARIA 40 SEMANAS DIA 18/07/2010.NO DIA ANTERIOR TIVE CÓLICAS E CONTRAÇÕES DESREGULADAS,FIQUEI DE OLHO NO RELÓGIO.

NO DIA 18 ACORDEI MUITO CANSADA E NÃO SENTI O ENZO MEXER,ENTÃO FUI À MATERNIDADE CARMELA DUTRA. FIZ O CARDIOTOCO E O MÉDICO ME INDICOU EM AGUARDAR ATÉ 41 SEMANAS,CASO NÃO NASCESSE,RETORNARIA.

FUI À MINHA CONSULTA COM A CRIS;ELA NOS(JÁ QUE O PAPAI ESTAVA SEMPRE PRESENTE EM TUDO) MOSTROU VÍDEOS,EXERCÍCIOS,TÉCNICAS NATURAIS DE INDUÇÃO E TODO O APOIO PSICOLÓGICO,JÁ QUE ANSIEDADE E TALVEZ O MEDO DO DESCONHECIDO PODERIA BLOQUEAR.PRATIQUEI MUITO OS "3 HOT'S"(uhhhuulll),MAS NADA DE EVOLUIR...

BOM,ENFIM COMPLETEI 41 SEMANAS E COMO O MÉDICO HAVIA INDICADO,RETORNEI PARA INDUÇÃO.ME ALIMENTEI POR VOLTA DAS 9 HS E FOMOS.GOSTARIA DE UMA CLÍNICA PARTICULAR,PARA PODER TER A DOULA PRESENTE,JÁ QUE NÃO IRIA ABRIR MÃO DA PRESENÇA DO MEU ESPOSO,MAS NÃO DEU E FUI AO CARMELA.

FUI INTERNADA POR VOLTA DE 10 HS,FIZ O E EXAME ESTAVA COM O COLO TOTALMENTE FECHADO.COMECEI COM A OCITOCINA COM 30ML/H,APÓS MEIA-HORA,AUMENTARAM PARA 60ML/H.A EQUIPE SEMPRE MUITO ATENCIOSA,MEDINDO BATIMENTOS DO BEBÊ,A PRESSÃO.


APÓS 1 HORA,90 ML/H E ENTÃO COMECEI A SENTIR CONTRAÇÕES LEVES.POR VOLTA DE 12 HS,ESTAVA TOMANDO 120ML/H E COM MUITA FOME,PORÉM ME INDICARAM A MANTER JEJUM.AS CONTRAÇÕES SE INTENSIFICARAM,ENTÃO O PAPAI FEZ O PAPEL DA DOULA,KKKKK;MASSAGEM,CARINHOS,APOIO...E POR VOLTA DAS 14 HS ESTAVA COM 3 CM DE DILATAÇÃO.AS CONTRAÇÕES FICARAM MUITO FORTES,PARECIA QUE MEU ÚTERO SE REVIRAVA!!ERA UM DIA SUPER MOVIMENTADO,

NA ENFERMARIA,OS QUARTOS SÃO LADO A LADO E ACABAMOS OUVINDO TUDO DOS OUTROS QUARTOS: GRITOS,GEMIDOS,CHOROS...E CONFESSO QUE AQUILO FOI ME ESTRESSANDO,A MINHA "VIZINHA" ESTAVA COM 4 CM,FOI PRO CHUVEIRO COM A BOLA E SAI COM 7 CM!!!ENTÃO FUI TENTAR O MESMO;FIQUEI 1 HORA,MAS CONTINUEI NA MESMA.ESTAVA CADA VEZ MAIS DIFICÍL DE OUVIR OS BATIMENTOS DO ENZO.MEU ESPOSO COMEÇOU A FICAR TENSO E RESOLVEU LIGAR PRA CRIS E PEDIR UM HELP,ELA INDICOU MASSAGENS,CAMINHADA..

ENQUANTO ELA IRIA AO MEU ENCONTRO.INFELIZMENTE A ENFERMEIRA CHEFE NÃO DEIXOU ELA ENTRAR.POR VOLTA DE 22 HS,ESTAVA FRACA E CANSADA,VIERAM VÁRIOS MÉDICOS,UM SEGUIDO DO OUTRO,E NÃO ACHARAM MAIS OS BATIMENTOS,FIQUEI AFLITA!!!FIZERAM EXAME DE TOQUE E OS MESMOS 3 CMS. ERA A ÚNICA ALI AINDA,TODAS JÁ TINHAM DADO Á LUZ!!!ENTÃO QUANDO ERA 22:30 NA TROCA
DE PLANTÃO O MÉDICO RESOLVE OPTAR POR C
esárea.

FUI AO CENTRO OBSTÉTRICO ME PREPARAR,TOMEI ANESTESIA E FIQUEI MUITO "GROGUE" COM TODA AQUELA OCITOCINA!!!FOI TUDO MUITO RÁPIDO E LOGO VI O ROSTINHO DO MEU ANJO!!!NASCEU O ENZO COM 50 CM, COM 3,520 KG ÁS 23:34 HS DO DIA 25/07/2010. DEI UM BEIJINHO RÁPIDO E LOGO ELE FOI AO BERÇÁRIO E EU PARA SALA DE RECUPERAÇÃO,NÃO CONSEGUI ME MANTER ACORDADA...

UMA SENSAÇÃO HORRÍVEL,JÁ QUE QUERIA TER MEU FILHO NOS BRAÇOS,AMAMENTÁ-LO...
FOMOS PARA O QUARTO E O PAPAI NOS ESPERAVA.PEGUE ELE NO COLO,MAS NÃO CONSEGUI AMAMENTAR,O LEITE NÃO "DESCEU".NAQUELA 1° NOITE O PAPAI QUE CUIDOU DO ENZO;TROCOU FRALDA,FEZ NINAR,DEU LEITE.PRATICAMENTE DORMI A NOITE TODA,ACHO QUE DOPADA.

..NO DIA SEGUINTE,A EQUIPE FOI SUPER ATENCIOSA COM A MINHA RECUPERAÇÃO QUE FOI BEM RÁPIDA.E SOUBE QUE NAQUELA NOITE FORAM 25 PARTOS E EU ,A ÚNICA CESÁREA.ENFIM TUDO ACABOU BEM E MEU FILHOTE VEIO AO MUNDO SAUDÁVEL.
HOJE ELE ESTÁ COM 6 MESES,É MUITO ESPERTO,INTELIGENTE,CURIOSOS E SÓ NOS TRAZ ALEGRIAS.VEJO QUE TUDO VALEU A PENA E QUE NASCI PARA SER MÃE!!!"

Ana e Pedro, nem sempre as coisas saem como gostaríamos, se eu pudesse ter feito algo a mais para poder ajuda-los pessoalmente no parto eu faria. Ana, você foi guerreira, aguentou tudo, não é fácil ficar em trabalho de parto induzido, sem privacidade, sem comer, sem silêncio etc.E você tentou até o último minuto. Pedro, você é um ótimo doulo, colocou em prática tudo que ensinei e apoiou sua esposa durante todo o processo, o Enzo tem muita sorte de ter vocês como pais dele. Obrigada pelo carinho!

Ps: Vocês devem ter notado que o Enzo já nasceu a 6 meses, eu não tinha colocado no blog porque tinha decidido colocar apenas os partos que eu acompanhei pessoalmente, mas agora vou colocar também as mães que fiz consultas para preparação do parto e pós-parto.
Esse post também pode ajudar as gestantes na escolha da maternidade, que eu sempre recomendo o HU, entre outros.

Cris De Melo
Tec. Enfermagem
& Doula!

Um comentário:

  1. Guerreira essa Mãezinha!!!Não sei ainda o porquê esses Hospitais têm essas regras que só dificultam o próprio atendimento das pacientes??Bem...pensando que a Cesária(para a maioria dos médicos é muito mais rápida e cômoda,dá para entender né!?)Massss o que importa é que ela fez tudo que estava ao seu alcance e que está Linda e Feliz com seu presentinho nos braços!!Esses relatos nos encorajam para sempre analisar como agir caso venha acontecer conosco!!
    Obrigada por compartilhar!!!

    Bjosssss,té!

    ResponderExcluir