quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quem faz o parto é a mulher e não o médico!!


É assim que eu penso, eu e muitas pessoas a favor do parto humanizado, quem faz o parto é a mulher e não o médico. A mulher é que gerou e carregou a criança, a mulher é que vai passar por todas as fases do trabalho de parto, que vai procurar posições, que vai respirar, meditar, é ela quem vai fazer força e colocar o bebê no mundo.. viu como é a mulher que realmente fez todo o trabalho?

O trabalho do médico deveria ser apenas cuidar para que a parturiente e o bebês estejam saudáveis, e deixar a paciente em paz para parir, mas infelizmente não é o que muitos fazem.
Alguns tem o prazer de fazer um terrorismo, de assustar, de enganar porque não é fã de acordar de madrugada e ficar horas e horas a disposição de um parto.

Alguns tem a pressa causada pela preguiça e vão metendo ocitocina sem necessidade, mandam a mulher ficar na posição mais cômoda pra eles, querem decidir o que é melhor pra paciente sem respeitar os direitos e escolhas que ela fez durante os 9 meses de gestação. Alguns por fim ainda não satisfeitos, mandam para uma cesárea sem necessidade apenas porque estão cansados de trabalhar. Que coisa triste!

Mas Graças a Deus temos médicos maravilhosos, que sabem quando agir e quando podem deixar a paciente tomar as decisões, que só vão interferir nessas escolhas se for preciso, para o bem estar da mãe e do bebê. Médicos que não tem pressa, que entendem que o parto é um processo fisiológico e natural, que o que a mulher precisa é ser respeitada, privacidade e sem intervenções.
Esses médicos são os que ajudam as pacientes a fazer o parto, pois elas se sentem seguras, confiantes e felizes, e os partos complicam muito menos. Aqui em Florianópolis eu conheço obstetras que é sempre um prazer acompanhar partos junto deles.

Esses também são os obstetras que sempre serão lembrados com extremo carinho, que sempre serão indicados pelas pacientes, esses serão conhecidos como obstetras humanizados!
A esses médicos eu mando um forte abraço e um enorme OBRIGADA de todas as mulheres do mundo, a todos os obstetras humanizados ao redor do mundo.

Você, gestante, informe-se sobre como funciona o trabalho de parto, o que você pode fazer para ajudar o seu corpo, para ajudar o seu bebê, o que pode fazer para diminuir as chances de cair numa desnecesárea nas mãos de um obstetra desumano. Busque indicações, procure na internet os nomes dos médicos que tem em mente, entre em contato com as doulas das suas cidades, elas com certeza poderão te indicar profissionais e dar uma opnião sobre outros que você tenha dúvida.

Não deixe que decidam por você, o parto é SEU, esse momento é SEU, escolha consciente!
Posts aqui do blog que recomendo como leitura obrigatória a gestantes:


Cris De Melo
Téc. Enfermagem & Doula

Nenhum comentário:

Postar um comentário