sábado, 1 de janeiro de 2011

Infecção Urinária, leve a sério!


Pode parecer uma infecção como outra qualquer. Mas na gestante, a infecção urinária é especialmente grave. O risco é de parto prematuro, de infecção no bebê, de septicemia na mãe, e até de óbito.

Segundo a enfermeira Christiane Liberatti, integrante do comitê de prevenção de mortalidade materno-infantil de Londrina, um levantamento feito em 2008 mostrou que, dos óbitos infantis que poderiam ser evitados, a maioria foi causada por infecção na mãe.

Dados do Núcleo de Informações em Mortalidade (NIM) mostram que foram 70 óbitos de crianças com até um ano de idade, e três óbitos de mães. Dos casos infantis, 41 eram potencialmente evitáveis, e desses 23 tinham prováveis causas infecciosas relacionadas à mãe. Nas mães, um dos casos foi por infecção urinária e o outro por infecção de placenta e líquido amniótico. Este ano, dois dos quatro casos de morte de mãe tiveram as mesmas causas. Apesar do índice de mortalidade infantil ser baixo na cidade - a Organização Mundial da Saúde preconiza como baixo até 20 mortes por mil nascidos vivos e em Londrina o número foi de 10 - quando os dados são detalhados a constatação é que é preciso intervir mais.

A orientação, segundo a enfermeira, é uma ''maior vigilância'' para evitar infecções urinárias. Na prática, isso será feito com exames de rotina no primeiro e terceiro trimestres da gestação, mesmo que a mulher não apresente sinais de infecção. Se houver comprovação, mais um exame será disponibilizado ao final da medicação usada para combater a doença. ''Vai mais que dobrar o número de uroculturas'', afirma Christiane.

A nova rotina de pré-natal foi elaborada pelo comitê de prevenção da mortalidade materno-infantil de Londrina, e o treinamento montado em conjunto com o departamento de ginecologia do Hospital Universitário (HU), Centrolab, e diretoria de auditoria, controle e avaliação (DACA) da Secretaria Municipal de Saúde.

Ardência e dor são alguns dos sintomas
O ginecologista e obstetra Leandro Feijó Sonnberger, da Maternidade Municipal de Londrina, explica que, na gestante, o risco de infecção urinária é maior pela própria condição hormonal e pela alteração anatômica que a mulher passa. Entre os sintomas da infecção urinária estão ardência e dor, mas, em alguns casos, segundo o especialista, ela pode ser assintomática, o que dificulta sua identificação.

Quando isso acontece, o risco é da infecção evoluir e atingir os rins. ''A cistite, que é a infecção na região da bexiga, é mais fácil de identificar pelos sintomas como ardência e dor. Já, a pielonefrite, chamada de infecção alta, atinge o rim, causa dor lombar e é muito perigosa para a mãe'', alerta. Outro problema que pode agravar os casos de infecção urinária, na opinião do médico, é a falta de adesão ao tratamento. ''A gestante tem medo de tomar um medicamento e prejudicar a criança, mas é a falta dele que vai causar isso'', afirma.

Ele lembra que o risco de infectar o bebê com a bactéria causadora da infecção urinária é o mesmo, tanto em parto normal, quanto na cesárea.

Prevenir o mal, ensina o médico, passa por uma boa ingestão de líquido - pelo menos dois litros ao dia -, e higiene íntima adequada, principalmente a limpeza após a evacuação. ''Na gestação, a flora vaginal aumenta, e fica mais fácil de infeccionar'', explica.

Se você for diagnosticada com infecção urinária faça o tratamento direitinho, cuide bastante da higiene íntima, e se tiver sintomas como corrimentos com odor, perda de líquido e movimento fetal diminuído procure o seu médico ou um pronto socorro.

Cris De Melo
Doula

Um comentário:

  1. Bom dia Cris,acabei de ler o documentário sobre INFECÇÃO URINÁRIA,é um tema que deve ser debatido principalmente nessa face tão especial, que é a gravidez. Eu não estou grávida, mais tenho problema com infecção urinaria sempre, comecei o tratamento essa semana passada. Irei fazer o exame de urocultura.Quero me livrar desse pproblema pois pretendo engravidar no periodo de um ano e meio, Se DEUS me permitir.
    Te admiro muito.
    Beijos!!!!!!!

    ResponderExcluir