segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

É normal o bebê parar de mexer perto do Parto?


Não, não é normal o bebê parar de mexer em nenhuma etapa da gravidez, e no final em especial é preciso ficar de olho e a maioria das gestantes não sabe disso. Como todo mundo fala que o bebê para de mexer, algumas acham normal não sentir o bebê por dias. O movimento dentro do útero é um dos sinais de que o bebê está saudável, a partir de 38 semanas o bebê já não tem tanto espaço , e pode movimentar menos comparado a antes, mas não por muito tempo.

Uma coisa que eu aprendi com a uma obstetra confiável é recomendar que quando a paciente achar que o bebê está muito quieto, que se alimente com algo gostoso, que sustenta e de preferência doce, espere meia-hora e conte quantos movimentos o bebê faz no útero durante uma hora. Se esse número for inferior a 7 vezes, é melhor dar uma ligadinha para o obstetra e/ou ir para a maternidade dar uma olhada. A gestante se movimentar um pouco, conversar com o bebê, colocar uma música mais agitada e balançar um pouco, pode também acordar o pequeno, recomendado.

A diminuição drástica dos movimentos fetais pode sinalizar uma insuficiência placentária, entre outros problemas ( Lembrando que não significa que tem algo errado, as vezes o bebê esta dormindo, ou a mãe não esta sentindo os movimentos.) Por isso o médico pode recomendar que a paciente siga para a maternidade para realizar um exame chamado Cardiotocografia, que avalia: movimentos fetais ( inclusive os que são tão sutis que a mãe não sente), contrações uterinas ( se tiver) e a frequência cardíaca do bebê.

Eu sempre recomendo que nessas ocasiões a paciente vá ao médico para ter certeza, é melhor prevenir do que remediar. Nesse caso se detectado que a gravidez não pode continuar e é necessário interromper a gestação, a indução farmacológica é a primeira indicação. Caso essa não seja possível por motivos de saúde da mãe ou feto, indica-se a cesárea ( porém não é comum como 1ª opção.)

Cris De Melo
Tec. Enfermagem & Doula

2 comentários:

  1. Ai, sou mãe de primeira viagem e estou com 36 semanas certinhas hoje, minha Isabela não mexe desde ontem pela manhã... estou muito preoculpada! vou tentar fazer este teste de comer algo doce e deitar ... obrigada pela dica !

    ResponderExcluir
  2. Nanynha, faça esse teste sim, e se o bebe mexer menos de 7 vezes, ligue para seu obstetra ou vá até um pronto socorro. É bom lembrar que é preciso tomar esse cuidado em qualquer época da gestação, mas especiamente no final.

    ResponderExcluir