sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Dicas de etiqueta para visitas a recém-nascidos!


Eu peguei essas dicas do perfil do Orkut da Dra. Melania Amorim, grande obstetra a favor do parto humanizado e que foi mãe pela segunda vez a alguns meses. Achei um máximo e resolvi postar aqui:

DICAS DE ETIQUETA PARA VISITAS A RECÉM-NASCIDOS:

ETIQUETA DE VISITA A BEBÊS
1. Espere um tempo depois do nascimento para programar sua visita. Em torno de 15 a 30 dias, e sempre combine a melhor época com a mãe.

2. NUNCA, mas NUNCA MESMO, chegue sem avisar. Você pode encontrar a mãe descabelada, desarrumada, às voltas com cuidados com o bebê, e certamente a sua visita nesse horário irá estressá-la bastante.

3. SEMPRE ligue para combinar um horário e ligue imediatamente antes para confirmar se o momento é adequado. O horário deve ser o conveniente para mãe e bebê, e não para você. CHEGUE NO HORÁRIO COMBINADO, não se atrase nem se antecipe.

4. NÃO PEÇA PARA PEGAR NO BEBÊ. Além de você estar trazendo os germes da rua, o que pode preocupar algumas (várias) mães, você corre o risco de ela dizer “não” (com toda a razão) e você ficar sem graça. Também não toque ou beije o bebê, pelo mesmo motivo.

5. SE a mãe permitir e você for segurar o bebê, lave bem as mãos.

6. Não queira acordar o bebê, e tampouco “esticar” a visita até que ele acorde, o que pode prolongá-la indefinidamente e impacientar a mãe. A prioridade é o conforto do bebê, que deve dormir sossegadamente.

7. A visita deve ser curta, no máximo 30 minutos, a menos que expressamente a mãe convide você para ficar. Deixe para por o papo e colocar as novidades em dia em outra ocasião. Prolongar a visita irá interferir na rotina da casa e perturbar os cuidados com o bebê.

BOA VISITA!!!

Do futuro best seller "NA SALA COM O BEBÊ", por Melania Amorim

3 comentários:

  1. Otimas dicas... eu acho que isso deveria ser senso comum e nao soh questao de bom senso.
    Beijos
    Dani

    ResponderExcluir
  2. O que levar de presente para a mamãe ainda na maternidade? Já que a mesma deseja ser visita ainda lá?

    ResponderExcluir
  3. Eu levaria algo para a mãe mesmo, porque nesse momento deixamos de ser o centro das atenções, aí o que dar vai de cada uma. Mas eu levaria um item para a mamãe, pode ser uma bijuteria, uma peça de roupa, etc.

    ResponderExcluir