sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que é Descolamento das membranas?


Muitas mães não sabem o que é e nem para que serve o procedimento de descolar as membranas, e é na verdade uma maneira simples de induzir o parto sem medicações.

Para isso é preciso que a paciente tenha alguma dilatação ( cerca de 2 cms) , assim o médico poderá com o dedo descolar a bolsa amniótica, e na maioria das vezes resultando na indução do parto.

É importante deixar claro que descolamento das membranas é totalmente diferente de descolamento da placenta.

O descolamento só é recomendado quando a gestação passa de 40 semanas e mesmo assim não deve ser realizado de rotina, é algo que o médico tem que discutir com a paciente, se ela deseja fazer ou não. Caso a paciente não queira, ela pode aguardar o trabalho de parto natural até 42 semanas ( se os exames mostrarem que tudo esta bem).

O procedimento pode ser dolorido ( mas suportável) e pode causar um pouco de sangramento depois, mas tem riscos como toda intervenção, uma delas é o rompimento da bolsa. Por isso a importância de ser feito apenas com real necessidade a após 40/41 semanas. Nem sempre o procedimento funciona e causa contrações uterinas, e pode ser preciso descolar mais de uma vez.

''Parto Normal, deixa a vida acontecer Naturalmente''

Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula!


Nenhum comentário:

Postar um comentário