quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Como escolher a maternidade?

Essa é uma dúvida comum entre as gestantes, qual maternidade é a melhor para dar a luz, o que devemos observar e perguntar antes de decidir. Aqui vai umas dicas minhas!

Pergunte para suas amigas: Pergunte as mães que você conhece como foi a experiência delas, o que elas mais gostaram, o que não gostaram. Passe na peneira e avalie.

Visite os locais: Antes de decidir visite cada local, antes de achar que é muito longe etc vá você conhecer, peça para ver a sala de parto, o apartamento, pergunte a quem for atendê-la o que é mais comum ali, parto natural ou cesárea. Se for ter com plantonista, já pergunte também quais os médicos são mais abertos ao parto natural.

Anote os custos: Certifique-se de que o convênio cobre todos os serviços, veja os serviços extras que eles oferecem, peçam tudo escrito no papel e anote o nome de quem mostrou. Caso os valores não estejam certos depois, você pode se defender.

Escolha da Doula: Veja as doulas que atendem na sua cidade www.doulas.com.br/associadas.html entre em contato com elas, veja valores, experiências, conheça cada uma delas e escolha qual a que você se sente mais a vontade. É fundamental que a gestante se sinta segura, e essa segurança vale também para o marido, que pode curtir melhor o parto sabendo que a esposa está sendo cuidada.

Dê prioridade a maternidade que tenha uma sala de parto mais preparada, uma que tenha banheira, um chuveiro a disposição para ficar durante o trabalho de parto, bola suíça, banqueta para o parto de cócoras, privacidade e conforto. Pergunte quantos acompanhantes são permitidos, se é comum ter doula junto, tudo isso evitará problemas no futuro.

Em casa pense da distância do percurso até a maternidade, assim você vai saber o horário que precisa sair de casa para evitar filas e que não vai comprometer o trabalho de parto em casa.
Não tenha medo de não dar tempo, raramente um parto é tão rápido a ponto de nascer no carro, e com uma doula junto fica muito mais fácil saber a hora de ir pra maternidade.

Pesquise na internet, Orkut, nas comunidades, as experiências de outras mães e as indicações de profissionais. Depois de tudo isso, você pode decidir qual a melhor maternidade para você.
Faça tudo com carinho, o parto, o nascimento do seu filho, é uma experiência única e que deve ser especial. Valorize esse momento!

Cris De Melo
Téc. Enfermagem, Mãe
& Doula!

Foto: Mamãe Gisele que deu a luz Sarah dia 13/12/10 em um lindo parto natural na água. Parabéns querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário