terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vale a pena contratar uma Doula?


Muitas pessoas desconhecem que elas existem, outras acham que é um luxo, coisa de gente rica que gosta de gastar com tudo. Mas cada vez mais pessoas estão conhecendo os serviços da Doula, a importância, a diferença que ela pode fazer, e que vale cada centavo.
( E olha que o preço não é alto não!).

Hoje na internet uma gestante de fora da minha área de trabalho perguntou se deveria contratar uma doula, ainda mais agora com 40 semanas de gestação, e se o valor era justo.
Eu disse que sim, ter uma doula nunca é tarde demais, e não é raro mulheres falarem que se arrependeram de não ter contratado uma. O valor depende de cada doula, inclusive da experiência que ela tem.

O momento do parto é um dos mais importantes na vida de um casal, em especial na vida da mulher, e merece ser um momento mágico. Quando nos casamos gastamos muito dinheiro com festa, vestido e lua de mel. Tudo para que seja um dia perfeito, ou o mais próximo disso, um momento para lembrar para sempre.

Por que não gastar um pouco com esse momento? O momento em que o casal dá as boas vindas aquele ser especial, que eles criaram e agora vão trazer ao mundo. E o que melhor do que ter uma pessoa de confiança, com conhecimento, para prepará-los para esse momento, para estar ao lado todo o momento cuidando para que tudo seja aproveitado da melhor maneira.

A segurança que a doula traz não tem preço, a parturiente saber que pode fechar os olhos e partir para partolândia, que tudo vai dar certo. O marido ali ao lado, tranquilo porque sabe que tem alguém cuidando da esposa querida e do filho no ventre, uma pessoa que vai ajudá-lo a participar desse momento e não apenas assistir.

Quantas mulheres achavam que ter um bebê era chegar no hospital e dar a luz, rápido, indolor etc? Ele pode ser assim, mas na grande maioria das vezes o trabalho de parto exige trabalho, precisa de uma paciente ativa, de um ambiente o mais aconchegante possível, e só então a mágica da vida acontece. Quantas mulheres já admitiram que se sentiram sozinhas, incapazes, com medo, e que acabaram em um cesárea indesejada, algumas vezes sem uma real necessidade?

A falta de informação ainda é o maior problema, a falta de apoio, de segurança também.
Se você é gestante pense bem nisso, se a doula mais próxima de você cobrar um valor no momento inacessível converse com ela, tente negociar, raramente uma doula vai negar!
Mas não esqueça de valorizar a profissão dela, o trabalho, as horas fora de casa, o cansaço físico e psicológico, afinal ela estará trabalhando para você e todas as energias dela serão para o seu parto.

Doulas em todo o Brasil:

Cristina De Melo
Téc. Enfermagem,
Mãe& Doula!

7 comentários:

  1. EU ME ARREPENDO DE NÃO TER CONTRATADO UMA DOULA !

    Deixaria de comprar muitas coisas só para ter uma Doula comigo. Fala sério. Que arrependimento!

    ResponderExcluir
  2. É né amigaaaaaa, se parar pra pensar a gente gasta com tanta futilidade no enxoval do bebê a abre mão de algo que pode fazer toda a diferença ( que foi tudo que tu precisava mesmo :(

    No próximo filho tu muda de obstetra como eu aconselhei hahahahaha e contrata uma doula, aí o teu VBAC vai funcionar. Te adoro, bjs

    ResponderExcluir
  3. Tas esquecida é ? A doula do meu próximo filho é tu , mulherrr !! Virás pro RJ me ver parir em casa de pertinho . hahahahahaha

    Te adoooro !

    ResponderExcluir
  4. Cris, adorei o post!

    É isso aí, muitas vezes uma doula faz sim toda a diferença num parto! Dando apoio emocional, incentivando quando o cansaço bate ou quando ela pensa em desistir, acalmando os ânimos, enfim, tanta utilidade, né?!

    E antes também, informando a gestante e a ajudando a tomar decisões mais conscientes!

    Bjinhos

    Taiza
    (doula de Brasília)

    PS: fica aqui o convite para vc conhecer meu blog www.gestarpariramar.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Taiza, poisé muitas parturientes desistem por medo, dor, cansaço, e nessa hora a doula é a pessoa que mais vai ajudar. Eu ja acompanhei partos das mães falarem que se não tivesse doula elas teriam desistido.. vou no seu blog sim
    bjs

    ResponderExcluir