domingo, 14 de novembro de 2010

Doulas tirando dúvidas parte 3!!



E se eu urinar ou defecar durante o parto?
Não se preocupe, é algo natural e fisiológico, conforme o bebê vai descendo tudo que esta no seu caminho vai saindo, conforme ele pressiona a bexiga e o intestino é comum que isso aconteça.
Não se senti envergonhada, toda a equipe está acostumada e sabe que na verdade é um bom sinal, o bebê esta CHEGANDO!

O que é o tampão?
É um gosma amarelada, ou transparante, com sangue ou não. Significa que o colo do útero esta se preparando para o parto, provavelmente o trabalho de parto começará em alguns dias.
Se for durante o trabalho de parto, em grande quantidade, significa que a dilatação esta progredindo, e isso é otimo. A falta do tampão não significa que está longe, as vezes a paciente perde e nem percebe.

O que significa ''coroando''?
Significa que a cabeça do bebê está começando a aparecer na vagina, é quando enxergamos o topo da cabeça, o cabelinho etc. O bebê esta chegando!

O que significa pele com pele?
É o bebê no peito da mãe, contato pele a pele, estimulando a amamentação, aquecendo o bebê, criando vínculo com a mãe, é super importante. E se por algum motivo a mãe não esteja disponível o pai também pode colocar o bebê no peito.

E se o meu companheiro desmaiar?
Não se preocupe, ele ficará bem mesmo que desmaie, a equipe esta preparada para cuidar dele também. E se o pai não se sente bem, não o obrigue, deixe-o sair e fazer algo, ele precisa se sentir confortável ou acabará atrapalhando a própria esposa. Então, não o obrigue, respeite.

Quanto tempo a doula fica após o parto?
Isso varia, geralmente a doula espera o casal estar instalado, o bebê mamando sem dificuldade, todos calmos e só então vai para casa. As vezes se a paciente está sozinha, sem um acompanhante a doula pode ficar mais tempo, isso tudo é discutido antes do parto. O importante é que a mãe esteja segura em ficar sozinha com o bebê quando a doula for embora.

Essas perguntas e respostas fazem parte de um documentário chamado '' Doulas 60 Seconds''que pode ser assistido no youtube somente em inglês sem legendas.

Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário