segunda-feira, 6 de setembro de 2010

E quando o bebê está posterior??



Geralmente os bebês quando nascem, além de estar de cabeça para baixo, eles também estão com o rosto virado para baixo ( anterior) a coluna da mãe. Mas alguns bebês estão com o rosto posterior a coluna da mãe, o que significa que estão com o rosto virado para cima.


O termo médico é: feto com dorso posterior. Isso não é indicação de cesárea, porém os partos geralmente são mais demorados. Mas também muitos bebês mudam de posição durante o trabalho de parto, e nascem normalmente.

Não tem nenhuma causa, simplesmente o bebê quis ficar nessa posição rsrsrsrsrs. O que também pode acontecer é um feto anterior ficar posterior, mesmo no final da gestação. E o lado que se encontra, direita ou esquerda, não interfere.

Qualquer dúvida postem nos comentários que respondo!!!
No vídeo mostra a posição que falo, quem entende inglês vai entender melhor ainda.
É o Face presentation!!!

Cris De Melo
Téc Enfermagem
& Doula

7 comentários:

  1. Pela ultima ultrassom que fiz em maio(18/5/11),quando eu estava com 16 semanas de gestacao, o meu bebe parecia estar com o rosto para cima ou pelo menos com o rosto virado para minhas costas,nao entendo nada do que vejo. O medico nao disse nada sobre a posicao...comentou apenas, que com o peso da cabeca, ele tende a virar.Agora estou na vigessima segunda semana.Os dados dessa ultrassom podem trazer complicacoes em relacao a posicao para o parto?Ou o bebe ainda vai mudar de posicao, favorendo o parto?
    Bjao Cris!!

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe, seu bebê é pequeno e tem muitoooooooooooooo espaço ainda para mudar de posição. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Cris ....estou de 39 semanas e minha bebê esta com o rosto para cima. Estou um pouco frustada pos me preparei durante toda a gestação para um parto normal....será que meu desejo pode não acontecer? Eu ainda tenho chances de entrar em trabalho de parto e ter um parto normal?
    Beijos

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Você pode ter parto normal sim, os bebes giram dentro do útero, o parto geralmente é mais demorado mas não é motivo de cesárea. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Cris, li um relato de parto esses dias que o bebe estava sentado e com o pezinho no canal de parto, ela estava com contracoes regulares e ja estava entrando no expulsivo,ela queria muito um parto normal,mas no fim teve que fazer cesarea. O que podemos fazer para o bebe desvirar caso ele esteja sentado no trabalho de parto para assim ser evitada uma cesarea? Tem algo a se fazer? Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  6. Milena, nesse caso chamamos de parto podálico, onde o pé vem primeiro. Geralmente quando o bebê está de bumbum pra baixo, os médicos indicam cesárea, outros muito experientes topam o parto natural. Então o ideal é que a equipe e a família já estejam de acordo quanto ao tipo de parto, assim isso não vai acontecer, ir para cesárea quando o bumbum ou pé começa a aparecer.
    Dá de desvirar o bebe durante a gestação, e muitas vezes no trabalho de parto ele desvira sozinho, mas não tem nada que a equipe médica possa fazer pra ele virar na hora.

    ResponderExcluir