quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Doulas tirando dúvidas Parte 1 !!




Esse ano foi lançado um DVD na Inglaterra muito bom sobre a vida de doulas que acompanham partos, mostram 3 doulas e os partos. Claro que eu encomendei, o unico porém é que não tem legenda então quem não entende inglês fica perdido!

Mas como uma boa Doula aqui que fala inglês também ( rsrsrs) eu vou dar uma traduzida no que elas falam e postar aqui (será resumido). Isso que vou traduzir são alguns videos postados no Youtube pela mesma compania que lançou o filme, onde as doulas respondem 100 perguntas.

''A minha vagina será do mesmo tamanho?''
Elas explicam que a vagina foi feita para aumentar e diminuir de tamanho. Como todos sabem a vagina é um orifício pequeno, que muda de tamanho no ato sexual sempre. No parto é a mesma coisa, ela foi feita como um elástico que alarga e volta para o lugar. Mas como tudo no corpo, com o passar dos anos, com o sem parto, ela também vai se modificando. Por isso existem exercicios especificos para fortaceler o assoalho pélvico, assim como a massagem perineal para ajudar o perineo, o Kegel entre outros. Então deixando claro que o parto não alarga a vagina da mulher!

''O quanto é doloroso o parto''?
Primeiro que a ''dor'' é durante a contração e não entre as contrações. É uma sensação que vem e vai, totalmente suportável e muitas mulheres sentem até mesmo prazer durante o trabalho de parto, por lidarem bem com tudo isso. É uma dor positiva, bem diferente de uma dor causada por uma doença, ou algo do tipo!

''Maneiras naturais de aliviar a dor no parto''
Respirar, sorrir, massagem, comer e beber, apoio emocional e físico!!!! Banho quente, bolsa de água quente, bola suíça, e tudo mais que você gostar!

'' E se eu for induzida?''
A indução pelo gel ( no Brasil eu sinceramente não conheço essa técnica) é colocado o gel na vagina na entrada do colo do útero e checado depois de 12 horas se ele está mais macio, se tem contrações acontecendo, se não tem nada disso é colocado outra dose , na Australia sao feitas até 3 doses. ( No brasil é feito com misoprostol, mas é diferente). Se isso não funciona, eles optam por romper a bolsa, mandar caminhar, manipulação dos mamilos e se mesmo assim nada, é usada a ocitocina sintética. ( Isso elas que falaram, aqui no Brasil é outra historia rsrsrs).

'' Como induzir o parto naturalmente?''
Confie no seu corpo, a consequencia de estar gravida é saber que vai entrar em trabalho de parto no momento certo. O bebê pode nascer entre 37 semanas a 43 semanas dependendo da sua DUM. Comer comidas diferentes, como abacaxi, comidas apimentadas, estimulação mamilar, acumputura, bastante sexo, caminhar, e oleo de rícino ( em ultimo caso, porque tem um gosto horrível e causa diarréia).

''O que acontece se eu for para cesárea?''
Elas falaram o óbvio, voce deita, eles cortam, tiram o bebe, as vezes te mostram outras vezes não, as vezes deixam ficar no peito após exames, as vezes não. É uma cirurgia mesmo!

'' O que aconteçe se o parto ficar devagar?''
A mulher tem que se sentir segura, então a pergunta é por que o trabalho de parto esta mais devagar? É por causa da troca de plantão, ou por medo, ou as vezes o seu corpo decide que já trabalhou bastante e que quer um tempo e volta depois. Nessa hora a mulher deve comer um pouco, beber algo e descansar sem pressão. Algumas mulheres ficam em trabalho de parto por dias, enquanto ela e o bebê estiverem bem não tem problema. E não se preocupar, apenas deixar o corpo levando que ele vai voltar a funcionar, descanse e agradeça.
Se a pergunta é como acelerar, essa é outra conversa ( segundo elas.) Eu recomendaria que a gestante caminhasse, usasse a bola, porque no hospital não podemos ficar relaxando, a equipe vai coloca-la na ocitocina logo, então tente de tudo!

'' Quando devo ir para o hospital?''
Se você vai ter seu bebê no hospital, e não se sente segura em casa, então a melhor maneira é ir para o hospital. ( Não é o recomendado, claro, mas é melhor que uma parturiente surtada em casa!!!) Agora se voce planeja ficar em casa o maximo de tempo possível , a maioria dos hospitais preferem que você vá quando tiver 3 contrações a cada 10 minutos, com duração entre 35 e 40 segundos, e normalmente nesse estagio você já esta bem dilatada ( cerca que 7 cms).
Além disso lembre-se de calcular o tempo do trajeto casa-hospital!

''Quais as melhores posições para o parto?''
A posição que a mãe quer ficar é a melhor posição, a pior certamente pode ser a deitada de costas, as recomendadas são de cócoras, de lado, de quatro, mas é muito importante que a mãe se sinta a vontade. Qualquer posição que a gravidade ajude com certeza é a melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário