quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas para voltar à forma depois da gravidez!!


Nove meses se passaram e o seu bebê chegou. Ele vai precisar da sua atenção e cuidados quase que em tempo integral. Apesar de ser um momento de muita festa e emoção, também é hora de começar a pensar em recuperar a forma física.

A gestação deixa vestígios no corpo e na auto-estima da mulher. Ficar com os seios caídos, barriguinha saliente, flácida e com excesso de gordura são os maiores temores das mamães.

Mas é possível ficar esbelta novamente sem cirurgia – basta ter muita disposição e encarar um cardápio balanceado e uma rotina de atividades físicas. Veja algumas dicas para perder peso depois da gravidez.

Cuidados com a alimentação depois da gravidez


Para voltar à forma depois da gravidez, faça pelo menos cinco refeições ao dia a cada três horas. Se você se alimentar corretamente e respeitar os intervalos, não vai sentir fome ao longo do dia. Durante a amamentação, é importante acrescentar na dieta alimentos com muita proteína e minerais como o ferro, encontrado em carnes vermelhas, peixes, gema de ovo, grãos integrais, espinafre, cereais matinais e legumes.

Resista à tentação dos doces e frituras, coma muitas frutas, legumes e verduras. Além de serem excelentes fontes de vitaminas e fibras, elas auxiliam no bom funcionamento intestinal e dão a sensação de saciedade. E o melhor de tudo: as fibras têm baixo valor calórico. A lista de benefícios das frutas, legumes e verduras para a dieta depois da gravidez não para por aí. Eles também possuem bastante água, o que facilita a hidratação do organismo.

Manter o corpo hidratado depois do nascimento do bebê é importantíssimo tanto para ajudar na produção de leite como também para manter a forma. Beba dois litros de líquido por dia, pode ser água, sucos (dê preferência aos naturais) ou água de coco.

Pratique exercícios depois do parto

Depois do parto, nada de correr para a academia e ficar horas fazendo exercícios, atividades muito intensas podem interferir na produção do leite e o corpo precisa de um tempo para se adaptar a essa nova fase. A caminhada é um ótimo exercício para quem quer retomar a rotina, e a nova mamãe pode aproveitar para fazê-la na companhia do bebê. Um período de 30 minutos de caminhada por dia pelas ruas do bairro, por exemplo, já dá resultados.

A barriga é a parte do corpo da mulher que mais sofre com a gravidez. Os abdominais são sempre uma boa pedida e podem ser feitos em casa. Comece com apenas dez por dia e vá aumentando a quantidade de acordo com os limites do seu corpo.

Algumas regiões do corpo como o abdômen, peito, costas e a lombar precisam de exercícios de enrijecimento para tonificar os músculos. Alterne exercícios aeróbicos com a musculação, assim você perde peso e ainda deixa tudo durinho.

A drenagem linfática é um dos procedimentos indicados para antes, durante e depois da gravidez. A massagem estimula o organismo a eliminar líquido e toxina.

Amamentar ajuda a emagrecer, pois faz o corpo consumir gorduras, gastar energia e queimar calorias. Portanto, amamente seu bebê sem restrições.

( Eu não me preocupei em voltar a forma rápido, amamentava muito, comia muito mesmo sabendo que não deveria, e simplesmente foi feliz. Engordei 20 kgs na gestação e perdi os 20 no primeiro ano de vida dela! Claro, o corpo não é o mesmo, a gravidez realmente danifica mas com esforço conseguimos melhorar muitooooooo. Tenham calma!!!)

Cris De Melo
Mãe, Téc. Enfermagem
& Doula!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário