terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma cesárea, para sempre cesárea???


Quantas mulheres já ouviram falar que quem faz uma cesárea não pode ter parto normal depois? Poisé, isso é mito! Além de poder, estudos mostram que os riscos são mínimos e que as mulheres devem considerar essa idéia!!

Ter um parto vaginal após uma cesárea tem nome, VBAC ( vaginal birth after c-section) em português " Parto Vaginal após Cesárea".
O parto é um momento único na vida da mulher e a cesárea pode salvar vidas, mas quando feita sem necessidade ela coloca em risco a vida da mãe e do bebê, no momento e a longo prazo.

O que é preciso para ter um VBAC?
Em primeiro ter um Obstetra que apoie a idéia, médicos cesarianistas vão tentar empurrar outra cesárea. Além disso o recomendado é que tenha um intervalo de 2 anos da cesárea para o parto ( porém é possível fazer com menos tempo), quanto maior intervalo maiores as chances de sucesso. Mulheres que entraram em TP antes da cesárea tem maiores chances de sucesso do que as outras.

É possível ter um VBAC domiciliar?
Sim, e no exterior é comum. Porém, depende do médico também, mesmo médicos humanizados seguem protolocos diferentes.

É seguro?
Sim, o risco de ruptura uterina é de apenas 0,5% ou menos. O parto vaginal após a cesárea é mais seguro do que ter outra cesárea. Porém, é preciso avaliação individual da paciente e como a cesárea anterior foi feita.

Pode induzir o parto em caso de VBAC?
Sim, mas não com ocitocina. Ela pode ser usada para conduzir o parto, isso é aumentar as contrações e acelerar o parto. Para indução do parto em caso de VBAC são usados outros métodos!

Se você quer ter um Parto Normal NÃO desista, vá atrás, encontro o médico certo para você, contrate uma Doula e lute!!!

Na Foto: A querida Gisele, que buscou, lutou e CONSEGUIU o seu VBAC ( parto vaginal após 2 cesáreas). Blog dela: http://mulheresempoderadas.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário