terça-feira, 6 de julho de 2010

40 semanas e nada!!! O que fazer???


Ainda não nasceu?? Quando que vai nascer?? Não vai marcar a cesárea?? O bebê não vai passar do tempo?? Essas são as famosas frases que toda mãe escuta no final da gestação, a família e os amigos querem ajudar mas só atrapalham e a mamãe fica ainda mais ansiosa!!! Será que eu nunca vou entrar em TP??

O que é preciso lembrar é que apenas 5% das gestantes dão a luz na data prevista, a maioria da a luz uns dias depois. Na verdade, a data prevista, apontada pelo médico no início da gravidez, não é mais do que uma referência. Uma gravidez só é considerada pós-termo depois de ultrapassadas as 42 semanas.
Em muitos países europeus, só se faz indução por rotina às 42 semanas e não às 40 ou 41 como acontece no Brasil.

Quem ultrapassa as 40 semanas de gestação, parece que fica, de repente, com um problema. Quando na verdade, é uma situação perfeitamente normal. Já ultrapassar as 41, conseguindo evitar uma indução, é uma verdadeira raridade no nosso país.

Se está nesta situação, sentindo-se pressionada pelas datas, pelos médicos, pela família, pode tentar alguns métodos naturais de estimulação do trabalho de parto. Estes métodos só irão funcionar se o colo do útero estiver maduro, ou seja, se o trabalho de parto estiver na realidde para breve. Caso contrário, não terão qualquer efeito, ou seja, também não têm contra-indicações, portanto não perde nada em tentar.

Sexo
A atividade sexual pode fazer desencadear o parto por duas vias. Por um lado, o esperma contém prostaglandinas (hormonas envolvidas no parto), que amolecem a cérvix e promovem o apagamento do colo do útero. Alguns dos medicamentos usados na indução do parto, no hospital, são precisamente prostaglandinas sintéticas. Não pense, contudo, que o esperma poderá trazer riscos antes do final da gravidez, desencadeando partos prematuros. Ele só poderá ter algum efeito se o colo do útero estiver já em processo de amadurecimento.

Por outro lado, o orgasmo feminino também pode ter o seu papel no desencadear do parto, pela grande libertação de ocitocina que provoca. Esta é outra das hormonas também envolvida no processo de parto fisiológico. E também, na sua forma artificial, na indução do parto no hospital.

A estimulação dos mamilos também conduz à produção de ocitocina e às contracções uterinas. Pode usar este método sozinha ou acompanhada, no contexto da actividade sexual ou não.

Caminhar
É um dos conselhos dados por todos os médicos na fase final da gravidez: «Ande muito» Estar em posição vertical e caminhar pode ajudar o bebê a descer mais um pouco. Mesmo com o trabalho de parto iniciado, convém caminhar, manter-se na vertical, podendo pôr-se de cócoras na altura das contrações.

Aproveite para dar grandes passeios. Se estiver cansada, descanse um pouco e depois recomece. Vá bebendo água. E conversando com o seu bebê.

Comida picante
É uma boa altura para ir a um restaurante indiano ou tailandês. Abuse do picante. Estes temperos são tradicionalmente conhecidos pelo seu poder de desencadear o parto. Acredita-se que a pimenta e outras substâncias picantes podem aumentar a produção de endorfinas (presentes quando o corpo está relaxado, dão bem-estar). Apesar de não haver estudos científicos a prová-lo, é um método inócuo, sobretudo se for fã deste tipo de pratos.

Acupuntura
Há certos pontos do organismo que quando pressionados desencadeiam contrações uterinas. Tal como pode ajudar no desenrolar do parto, a acupuntura pode ajudar a iniciar o processo. Mas só deve ser feita por um profissional experiente e credenciado.

Plantas medicinais
Chás de gengibre, cravo e canela podem ajudar a desencadear o parto.

As emoções:
Estar preparada emocionalmente para a chegada do bebé é um pressuposto essencial para que o parto se inicie. A preparação para o parto se faz na cabeça e no coração. Por vezes, são bloqueios emocionais que estão a impedir o trabalho de parto. Converse com alguém da sua confiança. Abra-se e verá que tudo correrá bem!!!!

Relaxe, seu bebê nunca esteve tão próximo e quando você menos esperar o trabalho de parto irá iniciar!!!!!

Cris De Melo
Téc. Enfermagem
& Doula

5 comentários:

  1. cris, cris, cris!
    feliz aniversário atrasado :O
    amiga desnaturada é uma desgraça né =S

    muitas felicidades, alegria, PAAAAAAAAAARTOS!, amor e dinheiro (que é bão, hehehe). tudo de bom pra minha amiga doula!

    ResponderExcluir
  2. Ola, eu nao diferente de muitas outras mulheres estoumorrendo de medo,pela dum minha bebe tinha dataestimada de parto paradia 17/08... e pela primeira ecografia e dia 31/08... eu desejp amuito terparto normal vistoque so tenho 24 anos e tiveuma gravidez praticamente "perfeita", sem nescessidade de iraomedico a naoser pro pre natal... mais agora comoja e dia 26estou bastante preocupada, pois uma mudança de cidade me fez mudar de medico e tenhomais aquele quemeacompanhava desde ocomecinho... nas ultimas ecografias deram que a data provavel é dia26 no caso hoje... mai nao tenho nenhum sintoma e nao passo dos mero 1 cm de dilatação a 2 dias fui ao hospital por dor abidminal, mas me mandaram pra casa... queria uma opniao sua, minha dum foi 12/11/2010. 1 eco17/01/20112 eco 16/05 e 3 eco 08/08.
    Qual seriaomelhor pra mim agora... apenas esperar? tenho esse medo terrivel de que passe da hora e queminha nenem possa ficar comalgumproblema por causa disso... aguardo uma opniao sua..

    Elizandra Hoffmann

    ResponderExcluir
  3. No dia 29/08 nas minhas contas você completa 40 semanas,então ainda estás no prazo. Quando foi seu último ultrason? Estás fazendo o pré-natal corretamente? Procure uma doula, de onde você é?
    Quanto a dilatação e sintomas é normal não ter viu?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Passei por essa agonia, muita pressão, me disseram coisas horriveis, inclusive que poderia perder meu bebê e olha que me considerava informada. No final da gravidez o lado emocional toma conta e nem pensava direito. Ainda bem que meu filho veio naturalmente, entrei em TP um dia antes de ter marcado a indução. AINDA BEM!!! E depois disso valorizo ainda mais o seu trabalho, meus parabéns, sempre!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Ameyyyyyy essas dicas !!! muito bom o post Cris.

    bjos

    http://maeefeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir