quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mitos sobre Parto Normal!!!


Muitas mamães me procuram para tirar dúvidas, e fico pasma com as coisas que ouço. Médicos indicando cesárea por motivos que vão totalmente contra as evidências científicas, sem fundamento algum, por isso estou fazendo esse post.

Indicações de Cesárea mais comuns:

- Bebê grande ( só é considerado um feto grande quando pesa mais de 4,5,geralmente filhos de mães diabéticas);
- Bebê pequeno ( até prematuro nasce de parto normal);
- Pouco líquido ( pode ser motivo para interromper a gestação, por indução do parto e não cesareana);
- Muito líquido ( a mesma coisa do pouco líquido);
- Mãe muito nova ( antigamente as avós pariam com 14, 15 anos.. o que mudou?);
- Mãe acima de 35 anos ( tem a capacidade de parir igual);
- Bacia pequena ( não tem como o médico dizer isso, só podemos considerar uma desproporção céfalo-pélvica após dilatação total);
- Falta de dilatação ANTES do trabalho de parto ( o colo uterino só vai dilatar com contrações efetivas, durante o trabalho de parto);
- Bebê passando do tempo + de 40 semanas ( uma gestação normal pode ir até 42 semanas, e bebê não é bomba relógio);
- Cordão enrolado ( super comum nos bebês, e não tem risco algum);
- Parto demorado ( trabalho de parto por 4, 6 horas. Um parto pode levar 12, 24, 36 horas, o tempo é do bebê, enquanto está tudo bem não tem problema esperar);
- O bebê PODE entrar em "sofrimento fetal" ( pode é uma coisa, está com um ritmo cardícado abaixo do normal é outra coisa.)
- Cesárea anterior ( hoje é conhecido como VBAC, é totalmente possível, a única pessoa que muitas vezes impede é o médico);
- Mãe magra ou gorda ( não faz a mínima diferença);
- Artéria umbilical única ( não faz a mínima diferença);
- Streptococo do tipo B positivo ( profilaxia durante as 4 horas de trabalho de parto, apenas isso);
- Anemia ( é mais arriscado uma cesárea pois a perda de sangue é maior);


Se você quer Parto Normal e ouvir o seu Obstetra falar que não por um desses motivos, procure uma segunda opnião, não deixe o médico te enrolar!!!

Cris De Melo
Téc. Enfermagem

6 comentários:

  1. Absurdo como nos dias de hoje ainda eh tao dificil parir com dignidade e as parturientes ficam expostas as mentiras por conveniencia medica... puft! Fico p. da vida com isso!
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  2. Pode acrescentar aí gêmeos também. Minha médica está tentando achar uma desculpa pra eu não fazer parto normal e ainda me chamou de louca quando falei que queria assim. Vou pra maternidade quando sentir que não aguento mais e rezar pra pegar uma enfermeira muito querida, da minha médica não faço questão.

    ResponderExcluir
  3. Uma dúvida:
    O parto normal humanizado sempre é feito considerando a laceração e não aquele cortezinho q os médicos dão na vagina antes do parto?
    Como sei se é melhor fazer aquele cortezinho ou a laceração? Tem algum exame q se faz antes do parto que dá para saber o diâmetro da cabeça do bebê? Eu quero fazer um parto humanizado, mas tenho medo se caso não dê este cortezinho, eu fique muito machucada por baixo.
    Você poderia me ajudar com estas dúvidas?
    Bjussssssssssssssss
    Aline

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, a epsio ( corte) prejudica o corpo da mulher, é uma mutilação que AUMENTA o risco de uma laceração enorme ( daquelas até o ânus), então ela nunca deve ser feita, apenas deve-se aparar o perineo com compressa morna, deixar o bebê passar devagar, para tentar proteger contra uma laceração. Mas quando lacera assim naturalmente, é MUITO MENOR, requer menos pontos e cicatriza bem melhor para a mulher também! Não tenha medo da laceração, faça exercicios como a massagem perineal, kegel e lembre-se de tentar usar uma posição para o parto que proteja o perineo ( na água, de cócoras, mais vertical.) Beijos

    ResponderExcluir
  5. quero muito ter um bebe,mais tenho muito medo de sentir muita dor ou até mesmo ter eclanpse,medicos falam que eu por ser muito nova tenho q ter meu primeiro filho cesário,mais eu morro de medo,quera muito ter um bebê na agua com doula!tenho uma dúvida,voce auxilia a gestação durante 9 meses,ou só na hora do parto? parto na agua não é masi doloroso não? bjs,

    ResponderExcluir