terça-feira, 1 de junho de 2010

Dormir de barriga pra cima é mais seguro!!!!!


Pesquisando o assunto pela internet buscando informação comprovada para me atualizar, resolvi criar um post. Esse assunto surgiu em junho de 2009
com a campanha " Dormir de barriga pra cima é mais seguro", pesquisando li que na Nova-Zelândia em 1992 já existia uma campanha igual dizendo "Dormir de costas é mais seguro".

Quantas mães foram da época em que os médicos diziam: "Dormir de bruços é a melhor opção e mais segura", depois a historia mudou "Dormir de lado é a posição mais segura" e agora a novidade " Pra cima é mais seguro".
Muitas mães não sabem o que fazer, de lado ou pra cima, qual a melhor maneira de tentar evitar a morte súbita infantil?

Pedi para uma Obstetra minha amiga algum estudo sobre isso, e ela me enviou. Nesse estudo mostra que os casos se morte súbita são mais frequentes em meninos, de até 4 meses, durante o inverno e crianças com mães fumantes durante e após a gestação.
A pior posição para o bebê dormir certamente é de bruços, pois ele respira o gás-carbônico, um ar que não é mais saudável, fora o risco de
se sufocar no travesseiro.

Nesse estudo fala-se também sobre a cama compartilhada, que aumenta o risco, mas apenas de mães fumantes.
Outros estudos já mostravam que as crianças vítimas de SMSI ( sindrome morte subita infantil) possuiam manchas no cerébro, indicando que aquela criança era mais propensa a sindrome.

Segundo estudos o fato da criança dormir de barriga pra cima diminui em 70% o risco de morte súbita, mas só a posição não adianta.
Após a mamada o bebê precisa ficar 15 minutos na vertical no colo, para que arrote e libere o resto de leite.Também é proibido travesseiros altos e fofos assim como excesso de cobertores no berço.

Apesar de ser dificil de aceitar é realmente mais SEGURO!

Cris,
Téc. Enfermagem
& Doula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário