segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amamentação sem mistérios!


Amamentar para mim foi uma experiência maravilhosa, era incrível ver a minha filha alimentada apenas com o leite que meu corpo produzia, gordinha e tão saudável. Essa foi a única fonte de alimento dela nos seis primeiros meses.

É um laço lindo, poder amamentar é uma benção e eu ainda não consigo entender como algumas mulheres não aproveitam isso, e criam seus bebês com leites artificiais.
Para uma amamentação bem sucedida é preciso saber algumas coisas:

Preparação dos mamilos:

- Não é mais indicado o uso da bucha vegetal, o melhor é que a mãe exponha os seios ao sol pois ele fortalece os mamilo;
- Não use hidratantes ou sabonetes nos mamilos;
- Não fique espremendo o mamilo durante a gestação;
- Deve-se fazer massagem nos mamilos puxando pra fora, torcendo um pouco para um lado e para o outro;
- Preparar-se psicologicamente lembrando que a amamentação é natural e bela e que não é preciso ter medos. Lembrar que você é capaz;
- Informar-se sobre a posição correta do bebê que é o PRINCIPAL!!!

Desvendando Mitos:

- Não existe LEITE FRACO, se o bebê esta mamando e não está ficando satisfeito é porque está mamando pouco, e não quer dizer que é pouco tempo ou poucas vezes e sim porque não esta mamando corretamente.

- Amamentar não deixa os seios caídos, o que pode fazer o seio cair e/ou diminuir é a gestação, onde você tem um ganho de peso rápido, seus seios crescem rápido e depois voltam ao normal.

Nenhum leite artificial é igual ao leite materno, não se engane.

- Se o pediatra passar leite artificial, argumente, informe-se porque e pesquise depois, veja se é realmente necessário. Os médicos nem sempre sabem o que é melhor para você e seu filho!!!!!!!

- Quando for amamentar vá para um local calmo, tranquilo, onde você se sentia confortável, faça carinho no seu bebê, olhe nos olhos. Tudo isso faz com que você produza mais ocitocina e ajuda na descida do leite.

- É fundamental que a mãe se alimente MUITO BEM no pós-parto, que beba muito liquido, descanse e durma sempre que o bebê dormir. Uma mãe ansiosa, estressada, que não se alimenta bem vai ter dificuldades e vai produzir MENOS leite!!!

- A cada mamada o bebê tem que mamar num seio até o final e não como muitos acham 15 minutos do direito e 15 minutos no esquerdo. O leite materno é dividido em camadas, primeiro a água, depois o leite e por ultimo gordura que é o que alimenta o bebê. Se ele mamar um pouco em cada ele vai mamar apenas água e o leite mais ralo, deixando a gordura de fora. Na próxima mamada, você oferece o outro seio.

Amamentação não tem hora, AMAMENTE EM LIVRE DEMANDA!

Tipos de mamilos, Existem 3 tipos:

- Invertido ( para dentro)
- Plano ( reto)
- Protuso ( para fora)

O invertido e o plano são as principais causas de problemas na amamentação, e é extremamente importante que a mãe traga esse bico para fora ANTES do bebê nascer, caso o contrário ela tem que ter muita paciência e não desistir.

Se a mãe fica nervosa, o bebê tbm fica nervoso e estressada, abre um berreiro porque está com fome e a coisa desanda.Então muita calma nessa hora.

Quem tem mamilo invertido e plano o ideal é que usem durante a gestação a concha de amamentação rígida que vai ajudar a formar o mamilo, e que para amamentar usem o bico de silicone. Quando o bebê mama o bico verdadeiro é puxado para dentro do falso, formando o bico. Logo a mãe vai amamentar sem nenhum outro item.

DVD amamentação sem mistérios, super recomendado comprar:
LIINK DIRETO PARA FAZER PEDIDO: http://www.maternidadeativa.com.br/pedido

Cris De Melo
Mãe Sofia 3 anos
Amamentanda 6 meses exclusivo e prolongada até 1 ano 6 meses.

Téc. Enfermagem
& Doula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário