segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cesárea, a Doula perde a função??


Doulas são mulheres que educam as gestantes sobre o parto e maternidade, como funciona, o que fazer, cuidados com o bebê, amamentação, etc. Durante o parto elas acompanham as parturientes ajudando a lidar com o desconforto das contrações através de massagem, apoio, posições, técnicas, palavras de carinho entre outros. As Doulas incentivam e apoiam o Parto Normal por ser comprovado que é a melhor opção para mães e bebês.

Mas e quando isso não é possível? E se a Cesária for necessária?


Passar por uma cirurgia não é fácil, ainda mais quando você sonhou e lutou tanto por um Parto Normal. A Doula dá apoio emocional para a Gestante, explica o procedimento, efeitos colaterais normais, é a pessoa que mais entende e que pode diminuir os sentimentos de fracasso, de tristeza, de incapacidade.

A Doula não perde a função, ela continua lutando pela mulher, agora a ter uma cesárea o mais humanizada possível, inclusive modificar alguns procedimentos de rotina: Abaixar o campo para que a mãe veja o nascimento, desamarrar os braços e colocar o bebe no peito logo após o nascimento, incentivar amamentação no Centro Cirúrgico, incentivar o vínculo mãe-bebê.

Na recuperação e depois no leito, auxiliar na pega que fica mais difícil pela posição da mãe por causa da anestesia, ajudar a pegar o bebê, colocar no berço quando necessário, até mesmo em troca de fralda enquanto a mãe se recupera.

E quando a Cesárea é eletiva?

Sabemos que muitas mulheres, até mesmo as que recebem informação dos riscos da cirurgia, dos benefícios do trabalho de parto e do Parto Normal ainda sim optam pela Cesárea.

Podemos e devemos como Doulas recomendar, conversar e incentivar o Parto Normal, mas não podemos obrigar ninguém.
Essa mãe deve ser descriminada? Não pode receber apoio físico, emocional e psicologico?

Já ouvi Doulas falarem que a Doula não tem função na Cesárea eletiva.. EU, discordo!!
Podemos mudar pequenas coisas como na Cesárea necessária!!

O Importante é que mãe estar consciente do que escolheu. A Doula é uma peça de ouro para todas as situações.

Cristina Melo,
Téc. Enfermagem & Doula

Um comentário:

  1. Só eu sei o quanto sua ajuda representou e representa para mim. E continuará representando. Mesmo tendo feito a cesa, vc me apoiou em tudo (gestação, pródromos/parto/pós parto/amamentação, etc).
    Não devemos nunca colocar em dúvida a função de uma Doula. Ela é ESSENCIAL !

    Obrigada por tudo Cris !

    ResponderExcluir