domingo, 18 de abril de 2010

Os Benefícios do Trabalho de Parto!


Costumamos ler e ouvir sobre eles, mas você sabe quais são os benefícios do Trabalho de Parto?

O Trabalho de Parto é a única certeza que o médico tem que o bebê esta pronto para nascer, pois é através da maturidade fetal que o TP é desencadeado.

Quando o feto está "pronto",inicia-se o trabalho de parto. Os hormônios produzidos durante o TP preparam o feto para o nascimento,sinalizam que ele vai, em breve, precisar expandir os pulmões.

Por isso o trabalho de parto é tão importante para o bebê, pois ele participa dessa processo tao importante para sobreviver fora do útero.

Se a mulher passa por uma cesária sem entrar em TP, o bebe é tirado sem esse preparo ocasionando na maioria das vezes o ''Desconforto respiratorio'', que é causa número 1 de admissões em UTI neonatal.

Durante o trabalho de parto também o Cortisol ( que ajuda a maturar o pulmão fetal) e são liberados hormônios como Ocitocina que além de fazer com que o útero contraia, é chamado '' hormônio do amor'', que prepara a mãe para o nascimento do filho.

Durante o TP tbm é liberada as Endorfinas, que é o hormônio que reduz a dor e a Prolactina responsavel pela produção de leite materno.

E por fim, quando nasce de via vaginal, ao passar pelo canal o bebe recebe uma ''massagem'' que ajuda a eliminar as secreções nos pulmões, facilitando ainda mais a respiração.

Esse processo também é importante para a gestante para que o emocional e o físico assimilem que todo o processo de gestação que durou tanto tempo esta acabando.

Estudos mostram que as mães que passam pelo processo do TP tem menos chances de sofrer de depressão pós-parto.

Cris De Melo,
Téc. Enfermagem & Doula
cris.sofia20@hotmail.com / Tel: (48) 9168-0506

Nenhum comentário:

Postar um comentário