quarta-feira, 31 de março de 2010

O que é Doula?


Muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho lindo que a Doula realiza. Então estou aqui explicando mas aberta a perguntas!


Doula é uma profissional que trabalha diretamente ao atendimento de mulheres em trabalho de parto, dando apoio emocional e físico, ajudando a diminuir a dor com métodos não-farmacológicos, etc.
A Doula tem conhecimento sobre obstetrícia e pode ficar com a gestante em casa até que o trabalho de parto fique ativo, diminuindo o tempo no hospital e evitando o estress que pode atrapalhar a dilatação.

Antes do parto: ela orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.

Durante o parto: a doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. Ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a eventual frieza da equipe de atendimento num
dos momentos mais vulneráveis de sua vida. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc.

Após o parto: ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Ficou interessada em ter consultas com uma Doula ou o Parto acompanhado por uma?
Cris, Doula, Téc. Enfermagem. Email: Cris.sofia20@hotmail.com Tel: (48) 9168-0506

3 comentários: